sexta-feira, 16 de outubro de 2009

beterraba e banana

um OI de nós aqui pra vcs...
BANANA

Estou vendo nos jornais por aqui um tal de bafafá que dando la pra Sampa (ou Rio nao lembro) sobre a venda da banana que era por duzia e agora eh por quilo. Achei estranho. NUNCA VI ISSO DE VENDER BANANA POR DUZIA. Sempre foi por quilo por aqui. A caturra, tbem conhecida por ai como nanica(nao sei pq se nao eh nanica, a nanica devia ser a prata) , da terra, e água (pra que tando nome, mas enfim)...nao passa de 1 real o kilo, sempre com uma promocao aqui e outra ali, mtas vezes compro por 0.49 o kilo. Dai vi a reportagem da duzia..que estranho! E se um cacho tem 15? Tira 3? Dai fica as 3 la estragandinho? e se eu quiser só uma? que engraçado!
Bom, pensei nisso pq hoje eu fiz um bolinho rapidinho de banana de um caderninho de receita dessas baratinhas sabe? fica fofinho,mas fazer bolo aqui em casa eh "perigoso", porque tem eu GG e meu marido EXGG que se deixar come a forma toda, entao, se e quando faço eh sempre meia receita pra nao correr grandes riscos!
A foto abaixo nao faz jus, saiu do forno tao bonito!
mas eu queria mesmo era falar da BETERRABA
AH, AGORA GOSTARAM NEH AMIGAS DA BLOGSFERA LIGHT? kkk
Entao gente, eu adoro beterraba e desde que casei meio que não fazia. Pra mim ela combina com TUDO, com arroz e feijao, no meio de um sanduba natural, com macarrão e junto de qualquer outra verdura fazendo salada. So que eu tinha uma preguiiiiiiiça de fazer, pq faz uma sujeeeeeeeeira. No comeco eu ralava, mas fica com gosto de terra, gosto, mas nao adoro!
depois eu cozinhava uma so numa panelinha, oque eh um horror pq demora, uma vez esqueci e imaginei o resultado neh? quase joguei a panela fora!
Enfim, achei uma solução, no estilo "SEUS PROBREMA ACABARAUM"
Tava uma promocao otima, 0.19 centavos o kilo...comprei umas 10 e cozinhei na panela de pressao ( a lá como mamãe fazia) cozinha por 20 min depois que pega pressao. depois de fria, tirei a casca (que sai facim facim) e pronto, foi pro pote com tampa...
O resultado esta que tenho beterrava cozidinha todo dia pra usar como eu queira. Hoje eu juntei com alface, cenoura ralada, nabo ralado temperadinho com sal e vinagre e voi-a-lá: salada de lamber os beiço. e ontem foi no sanduba.

Mal da pra ver o pote, que eh transparente, mas essa beterraba ai ja ta la a 3 dias e ta otima ainda...só nao temperar que dura barbaridade!
E o "plus" eh que faz xixi colorido (ah, vai dizer que sua mãe nao usava essa pra vc comer? a minha usou e dava certo)
bjao

6 comentários:

Midi disse...

Pri,
Até hje eu estranho a venda da banana por kilo hahah aqui sempre foi a duzia mesmo!! ou a penca sabe? tipo a penca de banana por tantos real, a´s vezes vem até mais que 12!!!
Eu comecei a gostar de beterraba tbém! Só não sabia que durava assim!
òtimo agora vou fazer mais!
Minhamãe faz um bolo de banana caramelizado que é melhor deixar esse assunto pra lá....
bjokass e bom fim de semana
Aqui tá uma chuuuuva

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

É Pri,
la em São Paulo, sempre compravamos banana por dúzia, agora mudou mesmo pude ver quando estive lá em julho e fui comprar bananas..sai mais caro porque na verdade o velho costume permanece e voce acaba comprando uma dúzia e manda pesar...é fogo né?
Eu adooroooo bolo de banana, alias, acho que vou fazer um hoje... e beterraba então nem se fala...amoooooo... como eu tenho muito medo de panela de pressão e não tenho paciencia de deixar lá cozinhando na panela normal, eu compro aqui de latinhas...tenho um estoque no armário...rsrsrs..faça uma sopa de beterraba no inverno e veja o que é bom...rsrsrsrrs
O Eric cada dia mais lindo e fofo..
Bjs e bom fim de semana
Marcia

maria/andrea disse...

Oiiii.
O nenê tá muito fofo!
E vc me fez comprar beterraba, rsrs.
Lí no sábado e ontem comprei na feira.
É MUITO BOM.
Também cozinho na pressão, é mais rápido sim. E descasco ainda quente.
Aqui as bananas são vendidas por dúzia sim. A prata tem de 1 a 2,00 a dúzia, depende do tamanho.
Já a nanica que eu não gosto, tem desde 0,80 até 2,00 também. As de 2,00 são gigantescas.
Prefiro comprar assim. Sei lá, costume eu acho...
Geralmente compro uma dúzia. Se comprar mais, estraga.
A idéia do kilo é boa, mas acho que ficaria mais caro.
Mas... nem sei quano pesa uma dúzia.
Só sei que os feirantes estão putos, acho que por kilo eles vão perder dinheiro...
Com o pão foi igual.
Antes era por unidade, agora por kilo.
Mas ninguém pede um kilo. Pedem sempre por unidade.
Cada coisa né?

Ah, ainda sobre a beterraba: Eu uso esse artifício pra minha filha comer: o xixi fica colorido, rsrs. Ela come e vai fazer, pra ver, hehe.

Beijos e boa semana.

Mi disse...

Prizinha,
Aqui no cerrado a banana é por quilo tb.
Bom, eu simplesmente amoooo beterraba, mas mais a cozida que a crua.
Pra mim, beterraba, ervilha fresca e abóbora são the best, além do alfacinho americano, né?
Beijos, Gata!

Mi disse...

As vezes acho que nunca vou chegar nos 99kg.
Ai ai....coisa dificil.
Será que é algum bloqueio????
Seguindo na luta!
Bjs e Obrigada pela força!
:)

Cami Goedert disse...

Pri. Uma moça que eu conheço fala assim pros filhos comerem beterraba "vamos ver quem fica com a língua mais vermelha!" Legal né :) amei a sua idéia da beterraba! E o Bolo parece uma DELICIA!