segunda-feira, 6 de julho de 2015

Eric Update

Em alguns dias o Eric fará 6 anos.

Eu fiquei um bom tempo sem postar nada sobre minhas crianças. Se vocês que acompanham o blog a um tempo tivessem a oportunidade de ver o Eric, vocês de primeira não diriam que ele é autista.

Claro, o que não muda o fato de que ele é/tem autismo.

Esse ano o Eric frequentou a escola regular (está de férias) e não teve professora auxiliar por opção da professora. Eu imagino que ele conseguia seguir a turma, porém recebendo as atividades dele tinha várias coisas sem fazer, ou feito completamente diferente da proposta da atividade. Ele é muito teimoso, eu consigo visualizar a professora explicando e ele fazendo do jeito que ele queria, mesmo ela explicando. Por essas e outras que eu defendo professora de apoio. A turma do Eric era TERRÍVEL (eu sei pq eu era profe de artes deles). Muito muito barulhenta.
Outra coisa é que o Eric bigou, lutou, chorou e esperneou TODOS OS DIAS para ir para aula nos últimos 6 meses e você deve imaginar o inferno que foi pra mim isso. O único dia que ele ia tranquilo era quando ele ia para a Sala de Recursos de manhã, que ele chamava de "sala de brinquedos". Também pudera já que o atendimento é um a um e a profe da sala de recursos é incrivelmente competente. 
Ainda estou decidindo o que fazer nos EUA com ele. A princípio ele seria meu aluno pq eu serei professora do first grade. Mas ele não sabe separar mãe de professora. Esses dias eu tive que levar ele para direção pois estava teimando e gritando comigo em sala de aula. 
Então acho que vou deixar ele no programa  em inglês pelo menos no primeiro ano.


Sobre a comunicação:
O avanço na comunicação do Eric é diretamente proporcional a sua teimosia. E ele avançou MUITO.
Eu queria escrever um texto todo positivo e feliz, mas realmente, a realidade não é sempre positiva e feliz se vc tem um autista em casa. O que não significa que vc se ENCHA de orgulho dele, dê muiiiiiiiita risada do que ele faz e das tiradas e ame quando esses olhinhos brilham.
Mas falando do lado positivo, acho que o Eric é capaz de falar tudo. Tudo QUE ELE QUER. 
- mamãe, posso tomar banho? Mamão, posso ir no computador? Mamãe, posso fazer pipoca?
mamãe, olha. Mamãe, o Eric vai assistir Bob esConja. Mamãe, isso, mamãe aquilo. Mamãe vamos. 
Mas ele não conta nada do que aconteceu ou do que sente. Esses dias ele até respondeu uma pergunta minha. Eu falei: que vc fez na escola hoje?
- Eric fez atividade, pintou baleira, pintou fogueira.
E era verdade, eu perguntei pra profe.


Sobre teimosia:
(ler em voz gritando e brigando)
- MAMÃE, NÃO PODE BRIGAR COM O ERIC!
- PEDE DESCULPA PRO ERIC!
- NÃO É FICAR DE CASTIGO, EU NÃO QUERO FICAR DE CASTIGO
- NÃO MAMAE, NÃO VOU PRA ESCOLA, EU NAO VOU PRA ESCOLA, NÃO É IR PRA ESCOLA.
- PARA MAMÃE, CALI A BOCA
- VOVO, PARA DE COMPUTADOR, COMPUTADOR É DO ERIC
- EU NÃO QUERO ISSO MAMÃE, NAO É ERIC COMER PAPÁ
-ANTONI, SAÍ DAQUI. ANTONI, VAI FICAR DE CASTIGO, ANTONIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII


Ele também tem feito muitas coisas legais. Ele brinca muito o tempo todo e ele tem muita imaginação. Eu adoro ver ele brincando. Ele também procura a Bibi pra brincar. O que é um sarro, parece dois doidinhos já que a comunicação deles é "peculiar". Eu amo esses momentos!
Ele adora desenhar o que assiste. Ele pausa os desenhos quando está usando o netflix no computador (que ele liga sozinho) para copiar os desenhos, os títulos, etc.
Ele faz tentativas de escrita e pedagogicamente aprende muito rápido.
É um gênio na massinha. Faz cada coisa que me deixa boba.
Ele gosta de rotina. Tudo que eu vou fazer eu antecipo pra ele tipo "tomar banho - pijama - dormir". E ai ele inventa as rotinas pra ele:
"ir no mercado - comprar chocolate - casa do vovô"
"papá - computador - desenho"
" ir embora - mercado - comprar pipoca"

E assim vai. Também ele tenta mudar a rotina que eu coloco pra ele, mas em geral ajuda muito inclusive para acalmar.

Bom, tem muita coisa ainda pra falar do Eric, mas em resumo, por enquanto é isso, pq vocês sabem, ele vive mudando de "fase"

bjos

3 comentários:

Mirna disse...

Amo vc e amo o Éric. ❤️��

Raquel Pimentel disse...

É muito bom ler sobre o progresso do Eric. No geral acho que para todas as crianças pequenas é difícil separar mãe de professora.... eu via pelos meus na primária, que ficavam insuportáveis quando eu que tinha que fazer alguma coisa (e via isso com outros tb)!!!!

Ingrid disse...

Adorei e estou ansiosa pra conviver com ele!!!