sábado, 26 de setembro de 2015

2 meses

Como faz muito tempo que eu n'ao escrevo...eu fico planejando comecar desde a nossa chegada aqui em Utah. Mas acredito que no momento eh impossivel.

*OBS: Eu estou usando o computador que eu ganhei da escola. Sim, GANHEI e eh um MacBook. Super chique. Mas nao tem acentuacao nenhuma. Espero conseguir organizar isso algum dia.

Por onde comecar...trabalho? Bom, vou comecar pelo trabalho porque eh o que trouxe aqui.

O programa de imersao eh uma das coisas mais incriveis que eu ja tive o prazer de presenciar. Hoje meus alunos com 25 dias de aula ja falam algumas pequenas frases prontas, leem a maioria das palavras com facilidade e aprenderam o conteudo de matematica tranquilamente, mesmo sendo totalmente em portugues.

Dos 63 alunos, apenas 8 falam portugues. Outra porcao tem pais brasileiros e nao falam e a maioria sao os alunos da comunidade que escolheram o programa bilingue.

Minhas turmas passam metade do dia comigo, aprendendo portugues e matematica e a outra parte com a professora tendo aulas em ingles de ingles, claro, e estudos sociais. Ela tambem faz a revisao da matematica.

Essa, de todas, foi a melhor semana que eu tive ate agora. O fato eh que tudo eh extremamente complicado.

Aqui estou eu, ensinando portugues pra quem nao fala portugues, convivendo em uma comunidade falando ingles, ouvindo meus alunos falando ingles e nao podendo falar UMA palavra em ingles pra eles. Os treinamentos, com vocabulario bem especifico, todo em ingles.

Eu estou sempre perdida, nao entendo muito do que esta rolando na escola e tive meus maus momentos. Sei que parece o trabalho dos sonhos e, eu nao quero reclamar, mas eh um trabalho EXTREMAMENTE DIFICIL. Com certeza o mais dificil que eu ja enfreitei. Eh exaustivo. Eh frustante porque sao muitos alunos e faze-los seguirem comandos simples como: facam fila, vamos para o recreio, peguem seus livros porque vamos a biblioteca, eh extremamente complicado. Sem falar nao poder conversar com eles, so ouvi-los.

Tenho pouco tempo de preparacao, tenho so 30 min de almoco e 15 minutos de recreio de manha. Eh dificil, ja chorei muitas vezes, nao durmo direito...

...e AMO AMO AMO o trabalho. AMO!

EU AMO ver como os alunos aprendem rapido o novo idioma. Me derreto quando eles mandam uma cartinha em ingles e portugues mal escrito. Amo ouvir eles falando em ingles e finalmente entendendo o que eu ensino. Amo ver como a maneira como ensinamos matematica funciona (modeling cycle, google it). Amo ter projetor, leitor de documento, computador, microfone, telefone, carpet, todos os manipulaveis e materiais a minha disposicao, alem de 3 maquinas de xerox, maquinas de laminar, de furar, de separar, de encardenar, tudo tudo tudo a disposicao.

Amo ter uma diretora SUPER COMPETENTE e SUPER humana, com quem eu posso chorar e dizer : TA DIFICIL e ela vai te ajudar e apoiar no que puder.

Amo ter uma secretaria SUPER SUPER eficiente que esta SEMPRE com um SORRISO no rosto disposta a ajudar no que vc precisar (quem trabalha no servico publico sabe como isso eh dificil).

Agora tambem tenho uma ajudante muito querida que fica comigo por 2 horas.

E sabe o que mais: PAIS. Pais e maes que vem a minha sala, sem eu pedir, sem avisar. Eles so aparecem e dizem: tem alguma coisa que eu possa fazer para ajudar? E ajudam!!! E participam!

Eu amo poder estar em casa as 4h30 e tudo que envolve esse sistema americano.

E sim, nao eh um mar de rosas mas o pessoal pelo menos sabe o que esta fazendo.

Bom, nao tem como eu explicar com palavras mesmo. So tendo sido professora no Brasil e agora nos States pra poder realmente comparar.

Bom. So um resumo do resumo do resumo. So pra dizer que estou viva e feliz (e exausta).

E umas fotinhos para noooooooooooossa alegriaaaaa

Minha sala de aula (ja mudei algumas coisas)
 Escrever nessa letra eh um desafio kkk. Ensinando os alunos subtracao pro comparacao.
 Adoro usar essas lousas. Eles adoram tambem. 
 Adicao. Atividade em dupla.
 Quando teve a comemoracao dos 100 anos do Distrito de Alpina, as cheer leaders das High School vieram recepcionar os professores. Foi muito legal.
 No treinamento de 4 dias que tivemos, aqui junto com uma pequena parte da onda chinesa. Sao mais de 30 escolas ensinando chines em Utah.
 Calendario eh algo realmente importante, uma das dinamicas mais legais.
 Minha grande parceira, Ana, professora do terceiro ano.

 Reuniao de pais COM OS PAIS. Eles vem MESMO
 Quando a Dona Aranha veio visitar.
 A Bibi e o Eric nao curtem muito o hotdog daqui nao
 Meu aluno Enzo, filho da Guigui


 O Eric comecou na minha escola mas agora ele foi para o programa de autistas em outra escola. Ele esta indo bem.
 Aqui os professores nao chamados pelo sobrenome.
 Treinamento do Distrito para novos professores. Se fosse no Brasil, bolacha e cha e olha la.
 Falo sobre meus tesouros em outro post.
 Na minha casa aqui com minha irma, cunhado e maridao.
 E meus filhos finalmente tem um quarto
 Leitor de documento e projetor: nao sei mais viver sem.
 Os professores do distrito
 Os pequenos treinando futebol americano depois da escola






2 comentários:

Jose E Rocha disse...

Nossa Priscila, que desafio mais lindo vc está proporcionando pra sua família! Admiro sua dedicação e vontade de fazer dar certo e percebo que o Senhor tb. Linda sua sala de aula!
Bjos
Cris Rocha

Ingrid disse...

Ainda parece um sonho que vocês moram aqui....
Você merece tudo de melhor, Pri e é um pena que está mais puxado do que gostaríamos e eu espero que o Enzo de alguma maneira passe a se comportar melhor! Hehehe
Amo vocês!