domingo, 18 de outubro de 2015

Eric na Forbes




Quando o Eric chegou aqui na América, o primeiro desafio foi saber "o que sera do Eric". Eu decidi matricular ele no programa regular de inglês porque o programa de imersão tem muitas trocas e seria confuso para ele com certeza. 

Bom, sendo professora de first grade e sendo mãe do Eric não foi difícil eu perceber que aqui não seria o lugar dele. 

No Brasil o Eric estava frequentando a pré-escola e aqui ele iniciaria o primeiro ano sem estar preparado. Bom, mesmo assim ele frequentou o first grade americano ate que ele realizasse todos os testes que a equipe de educacao especial requer. Todo o aluno especial aqui tem que ter um documento chamado IEP. Nesse documento os profissionais mostram o que a crianças eh capaz de fazer e quais as metas de aprendizado dele. Eh algo bem bem individual e focado no aluno. Como o Eric não tinha nada assim tao especifico, demorou mais um menos 1 més em que ele foi testado por vários profissionais em varias áreas. 

Quando ficou pronto fizemos uma reunião com todos os profissionais, a diretora da minha escola onde eles confirmaram o diagnóstico de autismo do Eric, mostraram todos os resultados de todos os testes bemmmm detalhadamente (são incríveis) e estabeleceram algumas metas de aprendizado para ele, tendo o inglês como primeira meta, claro.

Bom. Minha diretora eh muito querida e era coordenadora do programa de Educacao Especial então ela tem contatos.

O Eric então mudou de escola. Ele foi para uma escola chamada Forbes kkkk e eu espero que seja uma presagio. (Pra quem não entendeu a piada, forbes eh o nome da revista que coloca a lista das pessoas mais ricas do mundo)

Nem preciso dizer que eu C-H-O-R-E-I litros quando o Eric mudou de escola porque ele não estava mais debaixo das minhas asas, foi bem emotivo pra mim, mesmo sabendo com certeza de que ele estava indo para o que era melhor pra ele.

Na nova escola o Eric esta em uma turma de autistas funcionais. São 11 alunos e 3 professores. Os alunos tem uma rotina bem rígida e eles fazem "centros" (coisa de americano bem bacana, mas explico depois) que ele troca de hora em hora. 

Quando eu fui na reunião com o professor dele, o professor me mostrou a pasta do Eric com cada meta em que eles estão trabalhando e as atividades que eles fazem. Eu fiquei segurando as lagrimas, achei tudo incrível. Eu não sei se o Eric esta aprendendo algum inglês, comigo ele só fala "come on" e "let's go" mas também isso ele aprendeu com a Dora Aventureira...então não sei. Sei que ele sabe os números pq eu já peguei ele contando. 

Eu não me importo tanto sabe? Não tenho pressa. O Eric eh o que ele eh. O progresso dele, eh o progresso dele. Se eh rápido, se eh lento, se eh bom ou ruim...se ele vai ser perto da normalidade ou  já não me perturba mais. Esse eh meu menino especial. Ele me escolheu! Eu preciso amar e cuidar...o resto eh lucro! Se ele ta feliz, então eh o que importa e ele parece estar!

Beijos

Um comentário:

Adriana Bukowski Rebicki disse...

Pri... o facebook com aquelas recordações me fez lembrar que eu tenho um blog (kkkkkk) sendo assim lembrei do seu tbm. que alegria ler isso tudo e poder saber melhor das histórias de vcs. do Eric. amamos muito vcs.
estava relendo alguns comentários seus no meu blog e me fez perceber a força que vc é. vc é uma rocha. vc é valente. sempre me ajudou com comentários e dicas. que essa rocha que é vc seja sempre firme p ajudar seus filhos e sua família a ter segurança! saudades imeeeeensas!