sexta-feira, 1 de julho de 2016

Professora de Português nos EUA

Finalmente eu vou parar um pouquinho aqui pra contar o que que eu faço nos EUA.

Eu sou professora de imersão de português.

O que isso significa?

Nos Estados Unidos a algum tempo existe um movimento de bilinguismo. Então em resumo do resumo do resumo, hoje os programas de imersão nos EUA começam no first grade (primeiro ano).

O programa chama-se Dual Language Immersion. Nesse formato de escola os alunos ficam 50% do tempo com o professor de inglês e 50% com a professora da língua escolhida. Em Utah tem immersao de Chines, Frances, Espanhol, Portugues, alemão e esse ano vai começar o Russo. Não vou e alongar nisso. Quem tiver interesse esse é o link http://www.utahdli.org/

Como é na pratica?


Eu sou professora do first grade. Meus alunos me chamam de Professora Prestes. Uma turma fica comigo de manhã. Meio-dia eles vão para a professora de inglês e eu recebo a outra turma. Eu sou responsável por ensinar, além de português, matemática, ciências e estudos sociais. Minha parceira do inglês ensina inglês, reforça matemática e revisa ciências.

Demonstração de Capoeira 
 E seus alunos são brasileiros?

NÃO! Esse ano eu tinha 64 alunos, desses 6 falavam português, todos os outros não.

Como você faz?

Bom. Eu só posso falar português em sala de aula. 100% do tempo, o tempo todo. Ensino com muitos gestos, muitas caras e bocas, musiquinhas e repetição.

E sabe o que acontece? Eles aprendem.
Texto escrito por um dos alunos 100% americanos
 No começo é um pesadelo. Eles não me entendem, eles choram, eles reclamam, eles adoram, eles se divertem, eles não entendem as regras...tudo ao mesmo tempo.

Depois de 2 meses eles finamente começam a entender o que eu estou falando e seguem alguns comandos.

Com 6 meses eles começam a falar.

No fim do ano eles estão criando frases e aí o ano termina e eles vão para o segundo ano e eu recebo uma turma nova que de novo não sabe nada de português.

Sim, eu tenho o emprego mais ingrato! kkkkkk

Meus passarinhos na apresentação.

 É incrível passar pela escola e conversar em portugues com os alunos dos outros anos. Eu fico impressionada com a capacidade de aprender dessas crianças.

Os programas de imersão aqui são bem sérios. Os alunos de imersão, não importa o idioma, costumam ter melhor desempenho dos testes. Minha parceira de inglês tem 18 anos de profissão e 3 como parceira de ingles de imersão. Ela disse que não sabe explicar neurologicamente o que acontece, mas os alunos do imersão dela nesses ultimos anos surpreendem ela e ela nunca teve um desempenho tão alto nos testes do governo.

Eu tenho muito orgulho de ser parte disso. Eu amo ver meus alunos cantando nossas músicas e valorizando a diversidade.

Nos próximos post vou contando mais.


Até mais. Beijinhos

3 comentários:

Gloria disse...

Adorei o post! Eu trabalhei aqui muito tempo com famílias bilíngues (ainda trabalho) e meus próprios filhos cresceram bilíngues (os teus também vão!). Tem pesquisas que mostram que crianças que crescem aprendendo duas línguas fazem conexões neurológicas no cérebro que outras crianças não fazem, desenvolvem mais a capacidade de raciocínio. Isso então faz com que a criança tenha mais facilidade em aprender outras coisas. É muito gratificante ser professora, também adoro , apesar de todas as dificuldades ( eu ensino pré-escolar numa comunidade com muitos hispanos, e os pais muitos pais de meus alunos não falam inglês). Bom trabalho!

Kellynha da Silva disse...

Que legal .. meu sonho ir dar aula aí e criar minhas filhas aí. . Sou professora aqui de português e inglês.E tenho também pedagogia. . Foi muito difícil pra você se adaptar. .? Como foi levar sua família até aí. ? Seu marido o que ele faz? Sou mórmon também e nossa..Não sei nem por onde começar ...

Kellynha da Silva disse...

Que legal .. meu sonho ir dar aula aí e criar minhas filhas aí. . Sou professora aqui de português e inglês.E tenho também pedagogia. . Foi muito difícil pra você se adaptar. .? Como foi levar sua família até aí. ? Seu marido o que ele faz? Sou mórmon também e nossa..Não sei nem por onde começar ...