quinta-feira, 18 de maio de 2023

Temos Cartão Verde

 Em 2015,  vendemos tudo e deixamos nossa vida no Brasil com a promessa de uma visto J1. Um visto de intercâmbio. Nosso plano era ficar aqui os 3 anos e essa iportunidade iria nos ajudar a procurar melhores oportunidades de trabalho pro ter essa experiência. 

Ao fim dos 3 anos, a lei do nosso visto mudou para 5 anos. Eu voltei ao Brasil em 2018 nas férias para bariatrica. E chorei. Chorei ao perceber o quanto seria difícil a volta para o Brasil. Como não havia mais um lugar para mim lá. O quão difícil seria encontrar os serviços para autismo que meus filhos precisam e como seria complicado voltar. 

Então no fim dos 5 anos, o distrito me ofereceu H1B, work visa. Visto de trabalho. Apesar da benção que é poder extender minha estadia, o visto H1B tem algumas limitações chatinhas. Então começamos a pesquisar opções de GreenCard. Mas enquanto isso, o coordenador do DLI do Distrito começou a tentar mudar as regras de concessão de greencard (que eram só para professores chineses) e conseguiu mudar para que eu tivesse o GreenCard. Sim, me senti muito valorizada e especial. 

Mas é um processo. Caro. Demorado e um tanto quanto imprevisível. Sem prazos precisos. É um tiro no escuro. 

O nosso é um greencard de trabalho então a parte mais demorada foi a parte que um tipo de "ministério do trabalho" dá o ok para a imigração seguir em frente. Esse passo levou 2 anos e meio. Gerou muito stress e muita espera. 

É caro. Raspou nossas economias de 6 anos. 

E agora a parte da imigração em si. Um pouco do histórico pra entender o por quê do choro nesse vídeo de alívio:


Esse vídeo foi do dia que eu abri a caixa de correio. Eu sabia que o cartão chegaria a qualquer momento porque estava acompanhando o processo online. 

O que acontece é que meu visto H1B vence em Junho. Os advogados tinham que ter mandado os nossos papeis em novembro. Mas só mandaram em MARÇO. Ou seja, em 3 meses o visto de trabalho ia vencer e teriamos que gastar ainda mais para renovar esse. 

Dois anos atrás eu planejei uma viajem para Portugal com meus alunos. Nunca que eu ia imaginar que o visto ia demorar mais do que 2 anos. 

E aí começou a agonia e aí que veio o milagre. 

Existe um aplicativo, chamado Lawfully que você acompanha seu processo e as notificações e as pessoas comentam sobre seus processos. Então o normal que eu vi é demorar 150 - 300 dias para ter o a AUTORIZAÇÃO DE TRABALHO E VIAGEM aprovada, não estou nem falando de greencard ainda. 

Teve muita oração e choro nesse processo. Eu já estava ficando envergonhada só de imaginar a possibilidade de não poder ir na viagem que eu mesma planejei. E a vergonha que seria perante aos pais que confiaram em mim. Mas esse é só um dos problemas de ter que esperar o visto. Tem outros mais pessoais que eu não quero compartilhar aqui. 

Enfim.

Nosso visto GREENCARD foi aprovado antes da autorização de trabalho e viagem. 

Ele foi aprovado em MILAGROSOS 45 DIAS. 

Milagre. 

Agora um fato interessante. 
Mal conseguimos comemorar sabe? Pensa você carregar um peso com você por 3 anos. Esse problema é assim, o maior da sua vida. É o que norteia sua conversas, suas orações e seus jejuns. De repente ele acaba. FIM. ACABOU. 

É TÃO ESTRANHO. 

E TÃO LIBERTADOR !!!

---

A impressão é que nossa vida nos Estados Unidos só começou agora. Sério!

Feliz Vida nova para nós. 

Nenhum comentário: