segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

As fases e os ciclos

 Sexta-feira, 13 de janeiro, exatos 11 anos e 10 dias que recebemos o diagnóstico de autismo do Eric. 

Eu fiquei tão confusa e com tanto tanto medo do diagnóstico e o que ele significaria. Acho que o medo só passou depois de alguns anos.

Fomos de fase em fase, de luta em luta, aprendendo juntos. Eu já não imagino mais o futuro, não projeto mais nada. Eu desisti de tentar controlar o que aconteceria com meus filhos. 

EU NÃO SEI e não tenho como saber.

E eles me surpreendem muito. 





Sexta-feira, dia 13, tivemos uma reunião com o time da educação especial para revisar o IEP do Eric. IEP é um documento de Plano Educacional Especializado e individualizado. Esse documento é revisado a cada 3 meses ou 6 meses. Ele contem as metas de ensino da criança de acordo com suas necessidades. Nessa reunião a professora da classe especial leu uma carta com as metas que o Eric fez pra ele mesmo. Ele deixou bem claro que não queria mais ser de educação especial, que não queria auxiliar, que não queria ser visto como especial. E nós acreditamos nele. Fizemos metas com ele. 

E agora ele está OFICIALMENTE NO ENSINO REGULAR. 

Ele está onde queria e está indo muito bem. 

Eu sou muito grata por ter tido a coragem de ouvi-lo. Ele ja estava sendo testado no regular desde o começo do ano, a transição foi em etapas e ele VENCEU TODAS! 

                                                

Que orgulho do meu teenager. 

POR

OUTRO

LADO...

                                                

Meu baby Christian INICIOU seu caminho de terapias.

Eu achei fantástico o que o estado de Utah tem para oferecer. Como o baby tem risco grande de autismo, desde os 6 meses dele eu faço uma avaliação de desenvolvimento. 

O nome do programa de intervenção precoce é chamado "Help me Grow Utah". Nele, nós mães, pais, podemos responder a um questionário de desenvolvimento mensalmente. Observado alguma bandeira vermelha, eles entram em contato com a gente. 

O baby já foi avaliado algumas vezes, mas só com 16 meses que ele qualificou para serviços de intervenção. Nós recebemos a visita de uma terapeuta 2 vezes por mês, ela faz metas comigo e com o Capis sobre as necessidades do Christian e ela vai nos ensinando sobre o que fazer, como fazer, algumas dicas bem legais para ajudar no desenvolvimento dele. 

É muito bom.  

                                                        

Então é isso. 

Fechamos (entre aspas mesmo) um ciclo e iniciamos um novo. 

Mas agora, sinceramente, sem drama. 

Autismo para nós aqui é o nome que explica as características deles. 

Deixou de ser um drama. 

Só é o que é. 

Existimos, seguimos e vivemos.

Celebramos, crescemos e aprendemos 

JUNTOS. 




5 comentários:

Jé Bell’Aver disse...

Amo seu jeito de escrever amiga, e principalmente de ver e encarar a vida! Continue sendo essa mulher inspiradora, cheia de qualidades e desafios, pois são eles que nos fortalecem e nos dignificam! Amo você!

Anônimo disse...

Estou aqui ! Beijos, Midi

Manuela Coelho disse...

Que ciclos importantes e que bom ter consciência deles!

Andrea Cordeiro disse...

Uma família cheia de amor, experiência, confiança na ciência e fé no divino, quando encontra políticas públicas que apoiam e dão alicerce, só pode viver os ciclos com essa confiança e leveza. Te admiro muito Pri.

Anônimo disse...

Que menino mais lindo.