segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dia Montessori - Vida Prática


Eu vou copiar umas coisinhas do site que eu indiquei usando o tradutor google pq to com preguiça de digitar tudo de novo pode ser? otimo.
Para a idade do Eric (quase 2 anos) acho bacana começar com as atividades "praticas"

O que é Prático

Prática: meios básicos, úteis proposital
Life: a maneira de viver.

Exercícios vida prática são apenas isso, eles são exercícios para que a criança pode aprender a fazer as atividades da vida de uma forma proposital.


Significado e propósito da vida prática

A finalidade e objectivo da vida prática é ajudar o controle de ganho criança na coordenação de seus movimentos e ajudar a criança a conquistar a independência e se adaptar a sua sociedade. Portanto, é importante para "Teach ensino, não corrigindo" (Montessori), a fim de permitir que a criança ser um membro totalmente functionional em Hios própria sociedade. Exercícios Prático também ajuda no crescimento e desenvolvimento do intelecto da criança e concentração e, por sua vez também ajudar a criança a desenvolver uma forma ordenada de pensamento.

Vou a atividade e logo vamos entender melhor.

Primeiramente: é MUITO importante ter um tapete só para essas atividades e assim que terminar, guarde. O do Eric é um tapete branco retangular.

SUPER SIMPLES. eu coloquei o Eric na mesa, e na frente dele o tapete. Depois dois potinhos iguais. Em um deles enchi pela metade com feijão cru. O objetivo era que o Eric transferisse os feijões de um para o outro.

se liga na concentração do garoto. É tão bonitinho de ver ele concentrado e organizado. O Eric normalmente estaria jogando o feijão pela cozinha inteira, mas aí que esta: ele entendeu o limite do tapete. Claro que ele derrubou os feijoes muitas vezes sem querer, mas ele juntava bunitinho, e começava de novo, até ficar fácil pra ele. Adorei ver o "avanço" da coordenação mas principalmente o senso de organização.

Tenho várias já fotografadas e vou postando aos poucos. Eu não sei explicar, mas eu percebi uma mudança de comportamente consideravel no Eric desde que eu comecei.



5 comentários:

A Casca da Cigarra disse...

Pri, muito legal você partilhar estas experiências. tenho feito umas brincadeiras e brinquedos inspirados na Pedagogia Waldorf e qualquer hora podemos trocar umas figurinhas inusitadas entre a Montessori e o Steiner!

Roberta Pavanelo disse...

muito bom!!!!!!!!!!!!!!!

Mell disse...

Pri,
Vou fazer essa atividade com a Júlia, rrsrsrrs espero que ela não espalhe tudo pelo chão rsrsrrsrs.
Bjossssss

Phoenix Luz-Costa disse...

que fofa a carinha de concentrado dele, hehe.. Muito legal atividade, mas o que mais gostei eh a ideia do tapete, e de como eles relacionam de que e' hora da atividade quando colocamos o tapetinho.. Bjao Pri!

Anônimo disse...

Sou professora de um colégio Montessori, e sei o quanto esses materiais e trabalhos montessorianos desenvolvem a independência,a consentração um indivíduo equilibrado. Existem muitas atividades que vc pode fazer em casa, se quiser lhe envio umas dicas, são fáceis e com coisas que temos em casa.Obs o tapete é pra ser usado no chão com a crian
ça sentada de pernas cruzadas, se for usar na mesa, tem que ser uma mesa do tamanhoa dele e sem o tapete.Bjs Tania-mcosta@hotmail.com