quinta-feira, 23 de junho de 2011

Montessori

Faz muito tempo que eu frequento blogs de montessori mamas, mães que implementam o método montessori com os filhos em casa.
Nos EUA tem muito home school e acho que por isso que lá é tão forte. Aqui não é tanto, embora voce em sua vida escolar já usou muita coisa da Dona Maria M.
Lembra do material dourado? aqueles quadradinhos de madeira para aprender unidade, dezena e centena?
Na escola você já "bordou" em umas tabuas com desenhos e furos para passar a linha?
E em tabuas com pregos?
já usou uma barrinhas de madeira colorida?

Bom, quase tudo que é manipulável é ideia dela.
Aqui no Brasil eu achei livros sobre a vida dela, mas não muito sobre os materiais . Na faculdade de pedagogia nós aprendemos sobre os educadores mas não tem como nos aprofundarmos em cada um. Eu tenho um lembrança bem vaga do que eu aprendi sobre Maria Montessori.

Nos EUA tem muiiiiiiiiita literatura. A Anna Baer esta lendo um livro e aplicando com os filhos delas é muito interessante.
Eu já comecei com o Eric alguma coisa, nunca publiquei, mas vou começar.

Meu maior desafio com o Eric como voces já sabem é o desenvolvimento da linguagem. Minha sogra disse que o Capis demorou para falar também. Tenho feito muita coisa inclusive consultando especialistas mas falo sobre isso depois.

Apensar de eu colocar coisas Montessorianas que tenho feito com o Eric aqui, saibam que eu não sou favorável a linhas fechadas e exclusivas de aprendizagem. Acredito que é legal experimentar e tentar pegar o que é bacana de cada método mas eu não colocaria o Eric em uma escola exclusiva desse ou daquele método. Bom, se em 4 anos de faculdade eu não encontrei nada que me pareça "ideal" não é pelo blog ou com o Eric que eu vou descobrir, mas como professora eu estou constantemente estudando e tentando melhorar minha prática. Quanto a ser mãe, eu to me divertindo vendo o progresso do meu filho.

Então vamos lá.

Se alguém se interessar, esse blog tem muita coisa http://www.infomontessori.com/sensorial/introduction.htm e logo eu vou colocando as atividades que eu fiz/faço com o Eric.

Beijos

5 comentários:

Ellen Raquel disse...

Oi Pri!!Eu vi que a Anna tá fazendo com o Thomas e adorei. Então vai pegando as técnicas aí tbm pra ensinar pra gente :) E concordo com você, acho legal pegar o que há de melhor em cada método!Você é demais!Beejo!

VIVIAN COSTA disse...

Isso aí, me ensina tudo depois pra eu fazer com a Laura! ihihihihi

Fê!!! disse...

Oi Pri, adorei o post...Coloca bastante coisas pq assim eu aproveito para fazer nas férias rsrsrs

Mell... disse...

Pri,
estou de volta, renovada, e cheia de novidades para contar...
Muitos beijosss
Mell

SamantaTG disse...

legal seu blog,e adorei essas dicas,vou ver mais!!!!:)