quarta-feira, 15 de junho de 2011

ser ou nao ser dona de casa


Minha benção patriarcal traz uma visão muito "profunda" sobre o meu futuro:

"prepara-te para ser uma boa Dona de casa"

pois é, eu devia ter me preparado melhor.

Coisas de Dona de casa é o maior desafio da minha vida. D-E-S-A-F-I-O.

Eu queria mesmo era ser madame. Mas o Senhor ainda não deu, enquanto isso eu luto contra mim diariamente para ter animo para ser "boa Dona de Casa" D-I-A-R-I-A-M-E-N-T-E

Fora isso a vida nos ocupa, a TV nos ocupa, os filhos, o trabalho, a internet...

No auge dos meus 3 anos e meio de Dona de casa, aprendi muita coisa na blosfera. Eu sempre achei que só eu tinha problema em coisas domésticas, mas to descobrindo que não. Entao eu vou deixar aqui algumas dicas que me foram dadas e tem sido bem valiosas e convoco minhas amigas blogueiras e postares em seus blogs também.

VAMOS LÁ?

- A Dadi uma vez me disse que eu deveria limpar toda a casa assim que acordasse para ficar mais tranquila durante o dia. Concordo. Porém eu trabalho de manhã. Sábado é o unico dia que eu posso acordar e limpar tudo que eu preciso e depois só aproveitar o dia. Sendo assim, eu somente esse ano percebi que o que eu tenho que fazer é limpar tudo logo depois do almoço.
Desde que eu adotei essa estrategia, tenho ficado bem mais feliz. Se eu descanso depois do almoço, só vou me animar de volta lá por 18 horas, quando a mente já fica irritada com a bagunça. Agora mudei. Só descanso depois de lavar a louça, colocar roupa na maquina, arrumar o quarto. Aí fico mais tranquila.

- Aprendi no blog All the mommies em um post da Anna Baer a preparar alimentos previamente. Nao de cozinhar, mas por exemplo congelar as carnes já picadas e temperadas, ou legumes picados para uma sopa. Isso ajuda qdo bate aquela preguiça de cozinhar, ou as coisas estao bem corridas com babies precisando de atenção. Hoje eu já sei que se tem feijão cozido, metade da refeição tá pronta. O que pra mim é um desafio pq eu morro de preguiça de cozinhar feijão, mas que ajuda, ajuda e muito.

- Guardar os brinquedos assim que o bebe dormir. Eu enfrento o probleminha de espaço aqui em casa. Como nao temos uma "sala", nosso quarto-sala-quarto eric é tudo uma coisa só o que faz os brinquedos insistirem em ficar esparramados. Sempre que o Eric dorme, eu junto tudo e acordo com tudo arrumado. É otimo. Ultimamente tem falhado pq, mas qdo eu faço eu me sinto otima.

- Esconda metade dos brinquedos. Depois de cansar de juntar brinquedo demais, eu separei mais da metade dos brinquedos que o Eric nao se interessa ou fazem muito bagunda em caixas. Assim eu faço um rodízio de briquedos e nao corro o risco de ver TODOS espalhados pela casa.

- Lave roupa de 1 a 2 vezes por semana. Agora no inverno eu nao consigo pq demora muito a secar, mas no geral eu deixo acumular a roupa para lavar bastante de uma vez só. Mas isso é mais pelo meio ambiente do que pra poupar trabalho.

- PLANEJAMENTO. Comecei as tais listas do que eu preciso fazer. So que a lista ficou enorrrrrrrrrrrme, entao eu agora escrevo no espelho as coisas que preciso fazer na SEMANA e na oracao diaria peço ajuda para as tarefas do dia. Tipo: hoje eu TENHO que fazer a barra da calça. Eu me distraio muito facilmente e acabo nao fazendo nada, quando eu planejo eu faço.

- Descanse com seu filho. Eu sei que a hora que as criancas dormem a tarde é bom pra trabalhar no que é preciso, mas eu realmente prefiro limpar com o Eric em volta e descansar junto com ele. Eu sou uma pessoa que tira sonecas a tarde e se nao tiro eu fico com dor de cabeça, extremamente mau-humorada e odeio estar exausta quando o Capis chega a noite, entao prefiro descansar assim que o eric descansa. É OTEMO enquanto posso, com dois nao sei se será assim.

Bom, acho que é isso por enquanto. toda ideia será bem vinda.

ps: se vc é como eu, vc sabe que eu nao consigo seguir todas as minhas dicas sempre NEAMMM???

7 comentários:

Cami Goedert disse...

PRI, amei! amei amei!
vc foi a resposta de uma oração!

Phoenix Luz-Costa disse...

minha dica eh: Se arrume antes do marido chegar em casa(n precisa exagerar claro, mas uma arrumadinha basica, um creminho, perfuminho ja ajuda!). Apesar da correria do dia-dia e+ da faxina, filhos.. Que marido gosta de chegar com uma esposa de camisetao, rabo de cavalo e sem maquiagem?

Phoenix Luz-Costa disse...

Amei o post. vou 100% aderir a dica da Dadi de arrumar td assim q acorda. Acho que isso me ajudara a ser melhor em todas as outras areas =)

Unknown disse...

Gostei taaanto!! E a sinceridade é o melhor!Se eu deixar pra arrumar a casa a tarde, nao arrumo nunca mais. Já acordo juntando brinquedos, separando as roupas.. tem gente que prefere fazer a noite, quando a casa ta quieta, mas eu nao. Hoje em dia sou muito melhor com a arrumaçao do que antigamente quando nao tinha filhos.
Aproveite enquanto só tem 1 filho. Depois fica mais dificil descansar.
Hoje peguei onibus com teu irmao. ele nao me conhece, obvio, mas eu conheço ele por causa do blog.
Beijo pri!

Ana Farias disse...

Então vc me inspirou a postar uma coisa lá no meu blog. e é sobre a mulher total! o meu livro predileto no mundoooo! Q é sobre ser uma melhor esposa! E uma das dicas que ela dá é fazer uma lista com as coisas que vc precisa fazer no dia seguinte, dai veja o mais importante e inumere, o mais urgente o 1 ,2,3 e assim por diante. vc sempre começa pelo 1 faz até terminar e vai para o dois...só passa para o 3 quando terminar. Se vc não terminar a lista naquele dia não tem problema pq os mais importantes vc já fez! Agora a dica mais importante, coloque oq vc menos gosta de fazer no topo da lista!
vc vai se sentir tão bem quando termianar tudo que você odeia que o resto vc tira de letra. ajuda muitoo

beijos

Charline Herino Custodio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

You need to take part in a contest for one of the highest quality sites on the internet.
I am going to highly recommend this website!

Review my web site :: get rid your house