quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sobre filhos perfeitos

Antes de eu filosofar um pouquinho, fiz consulta na terça-feira e fiquei feliz por ver que eu engordei 600gr esse mês, mantendo o mesmo que mês passado. Ao todo foram até agora 9kg, mais que na do Eric que foram 7, mas a médica disse que eu ainda estou indo bem e agora é controlar para ter um bom fim de gravidez, agora tenho consulta dia 13 de setembro e entao, toda semana até a Bianca resolver nascer. Final de setembro ou começo de outubro? Eu estou tão ansiosa que todos os dias eu olho o calendário e conto as semanas de novo...hehehe. Eu pretendo pegar licença dia 30 de setembro qdo estarei com 38 semanas.

Sobre filhos perfeitos:
Todo mundo já percebeu que eu não fico tranquila com o atraso de linguagem do Eric. Ontem tive um motivo a mais. A coordenadora da creche perguntou se eu já fiz o exame audiométrico nele porque elas percebem que ele não responde quando é chamado e não responde a outros comandos. Por exemplo: para que ele pegue um objeto, é preciso mostrar, falando ele não atende.
O exame já ia ser feito, eu levei o Eric ao Otorrino, mas primeiro ele precisava realizar um tratamento para a renite que foi bemmm caro e começamos dia 15 agora, entao semana que vem já vamos poder marcar os exames pedidos de BERA, audiometrico e outros.
Eu não fiquei chateada com isso, afinal, é algo que eu já tinha percebido, mas eu lembrei do quanto nos parece difícil aceitar que nossos filhos não são perfeitos, por puro orgulho.

Quando eu estava grávida do Eric, uma mulher falou comigo a seguinte frase:
- Olha, essa história do importante é que nasça com saúde não é legal. O importante é que nasça com amor, sendo muito amado. Porque se ele não tiver saúde, você precisa ama-lo igualmente.

Quanta sabedoria nessa fala. É verdade. E eu nem estou falando de coisas graves, mas de realmente estar sensível aos "defeitos" que eles podem vir a ter, até mesmo na escola e cuidar muiiiiiito para não se frustar por isso (e aqui eu to falando comigo mesma).

Hoje por exemplo, uma mãe de aluna veio conversar comigo pq a filha dela teve tanta dificuldade para fazer a lição que ela achou que talvez ela estava sendo preguiçosa. Aí, lembrando do Eric eu fiquei pensando: como é que eu vou falar pra essa mãe que a filha dela não é preguiçosa, mas tem sim, muiiiita dificuldade na interpretação sem que ela pense que a filha dela é burra. Sabe como?
O peso do que falamos dos filhos dos outros para os pais é grande, como professora então, o cuidado tem que ser maior pq a expectativa é muito.
Tenho um aluno com um probleminha neurologico leve, mas que o atrapalha muito nos estudos. Claro, que mesmo sendo muito esforçado ele não é um aluno nota 10 (em notas) e talvez nunca seja, como é dificil a mãe dele se "contertar" com isso, ou mesmo ficar feliz com todo o progresso que ele teve. Queria tanto que ao invéz de cobrar o que ele não pode ser, ela se alegrasse com o que ele consegue alcançar...

Antes de tudo, acho que nossa preocupação real é vê-los felizes não é. Sei que o Eric é feliz. Tenho que me esforçar para que essa felicidade seja contante, pq o amor...tenho transbordando.

5 comentários:

Cami Goedert disse...

Ai Pri! Até chorei. Você é uma ótima mãe! Um exemplo pra mim!

Boa sorte com os exames do Eric!!

beijinhos

Fê!!! disse...

Pri...que lido seu post!Com certeza o Eric foi muito abençoado em nascer nesta familia...Manda mais noticias!

Patty disse...

OI Pri! Nenhum de nossos filhos e' perfeito. :) Lindo seu post! Gostaria que voce fosse professora dos meus filhos!
Uma boa hora pra voce! Espero que seu bebe venha no dia 22 de Setembro... :)
Um beijo grande!

Mirna disse...

Priscila te amo, vc sabe, qualquer coisa que precisar é so gritar que estamos aqui,,, mas nao vai ser nada, vc vai ver...
beijos

Phoenix Luz-Costa disse...

Puxa Pri, quantas coisas acontecendo na sua vida eim! Estarei orando pelo Eric e por voce, para que voce seja forte para aguentar este fimzinho de gravidez, parto, recuperacao, exames teus e do Eric, aulas, e etcs.. Mas sei que voce e' uma filha muito especial do nosso Pai Celestial, e que ele estara do seu lado te estendendo a mao para o que voce precisar.. Voce e' um grande exemplo pra mim, Te Amo-te..Phoe.