sábado, 15 de outubro de 2011

O PARTO

Faz tempo que estou com vontade de escrever sobre o parto da Bianca aqui. Em parte porque sei que certas coisas eu vou esquecer. Em parte porque quero registrar para ela. Em parte porque sei que muita gente quer saber.
Então assim, sem planejar, aqui vou eu escrevendo.

Acordei 7h45 e montei minha maquina de costura para uns ultimos detalhes. O dia ja estava lindo e eu pensei que era um lindo dia para ser mãe.

Costurei um B para levar para maternidade e uma lembrancinha para tia Mirna. Tomei banho, terminei de arrumar a mala, lavei louça, dei uma ajeitada na casa, arrumamos o Eric, o levamos para creche e fomos para o hospital. Eu estava muito calma e muito feliz. Seria um dia feliz.

Chegamos 11 horas e o medico não estava. Ainda não estava decidido 100% o que seria do meu parto (cesária ou normal). Fui para a sala de espera e sugeri que o Capis fosse almoçar, já que eu tinha que esperar o medico em jejum.
Percebi que perto de meio dia e meia, comecei a ter contrações leves e estranhei, pois não esperava. Comentei com o Capis, fomos para o quarto esperar.
Quando o médico chegou contei a ele das contrações. Ele fez toque e viu que a bebe estava encaixada e que eu estava com 2 cm de dilatação. Comentou que poderia ser um parto normal, a pressao estava otima, só faltava ver o peso do bebe.
Um pouco depois que o Doutor saiu, minha bolsa rompeu. Nem acreditei. Eu estava entrando em trabalho de parto sozinha.
Lá por 16 horas, eu em jejum ainda, desci 2 andares de rampa para fazer uma eco, parando de 5 em 5 min sentindo as contrações mais fortes. A eco do hospital deu 4 kilos para a bebe.

Então...estava decidido continuar com o trabalho de parto para parto normal. Fiquei muito feliz porque era o que eu queria.

As 17 horas as dores ficaram insuportáveis. Contei com o apoio do Capis o tempo todo me dando força, molhando meu rosto. Com 6 cm o medico colocou um soro para acelerar o trabalho de parto.
Fiz bola um tempo (no pre-parto tem uma bola de pilates para sentarmos e fazermos exercícios) mas a dor ficou tão insuportável que eu fui para a cama. Coloquei na posição sentada tentando descansar nos 5 min que davam o intervalo das contrações. Nesse momento estava com 7 cm e retiro o que eu disse sobre anestesia, teria sido otimo ser anestesiada nesse ponto, mas...
Fiz as respirações que aprendi no curso, o que ajudou muito a suportar a contração. Foi muito mais doloroso que o parto do Eric. Não conseguia uma posição que aliviasse a dor...era só esperar, respirar forte e seguir em frente.

O medico veio e checou 9 cm de dilatação e disse que levaria 30 min ainda. Cada contração eram os 45 segundos mais longos da minha vida, mas pouco depois senti uma contração absurda e dei um grito.
As enfermeiras vieram e viram que a bebe tinha coroado. Comecei a gritar chamando o doutor que logo chegou. É uma dor incontrolável e uma pressão que não tem como segurar.
Ele sugeriu irmos a sala de parto (eu estava na sala pré-parto), mas eu não conseguia me mexer. A contração fazia uma força incontrolável e a pressão era muito forte. E ali mesmo, meio sentada o medico disse para eu transformar o grito em força. Segurei a respiração, fiz força, senti ela vindo com força e ...
Nasceu.
Como eu estava sentada, essa imagem acima foi exatamente o que eu vi. Um bebê todo roxinho, cheio de dobrinhas, bocão, linda...Vi o médico cortando o cordão e ela começando a chorar logo em seguida...aí a levaram. Fiquei lá mau acreditando, agradecendo a Deus por ter me ouvido e me ajudado a ter parto normal.
Então a trouxeram...eu toda descabelada, claro...mas aliviada.

Eu estava sorrindo, mas acabada.

Não foi fácil. Foi mais rápido que o parto do Eric mas MUITO mais dolorido, claro, ela era enorme. Mas ainda assim eu sei que tudo se acertou para que eu pudesse ter parto normal e eu agradecia a cada momento por isso. Também foi maravilhoso ter meu marido ao meu lado o dia inteiro me apoiando. O Capis esteve calmo, paciente e animado toda a longa espera do trabalho de parto e estava segurando a minha mão dizendo "força, força" e isso não teve preço. Como foi bom te-lo lá. Adorei o registro que ele fez no blog dele, que foi bem como aconteceu mesmo.

Saindo dessa sala, fui para a sala de parto onde só então recebi uma anestesia "local" para dar alguns pontos e a retirada da placenta (eca). Daí fui para o quarto e logo trouxeram a Bianca, mas comecei a sentir muita cólica (que estava limpando o útero). O Capis precisou ir para casa pq nao é permitido homens na maternidade depois das 20h e a Tia Mirna chegou para ficar comigo. Umas horas depois comecei a sentir uma dor insuportável no nervo ciatico, provavelmente porque fiquei na posicao sentada muito tempo na cama...comecei a delirar de tanta dor e cheguei a pedir para desmaiar...a tia fez massagem, me deram uma injeção e aliviou.
Lá por meia-noite levantei para um banho e saí de lá outra pessoa.
Acordei bem, já mais recuperada, pude amamentar tranquila e comecei minha vida de mãe, babando na minha menina. O Capis chegou e eu dormi quase a manha toda só acordando para amamentar...

No hospital foi só morrer de amor, recuperar, amamentar, descansar...

Tive o grande apoio do Capis, do meu pai e da minha mãe e agradeço muito minha tia-amiga-irma Mirna que veio ficar conosco. Aguentou 2 noites dormindo em uma cadeira, segurou comigo as piores horas, dedicou amor e me deu força.

Agora a Bianca já esta com 1 semana de vida. Eu acho que estamos indo muito bem. Estou amando minha família cada dia mais.



9 comentários:

Unknown disse...

Que lindo, priii! Até chorei! Torci tanto por esse parto e que bom que deu tudo certo. Acho incrivel a coragem de quem faz parto normal,voces sao super-poderosas!
E acho que nunca vi um nene tao grande! Haahaha.
Beijinhos, e obrigada por compartilhar.

CriS disse...

Nossa Priscila do céu, quanta coisa! Até cansei de imaginar td isso menina. Mas parabens por ter passado por td e pela filhota! Ela é grandona msm. Até me empolguei pra ter mais um bb acompanhando a tua gravidez e de outras amigas =)

Bjos

Cami Goedert disse...

Pri!!! Que heroina! Chorei com a historia!!

Ei, nunca ningupem falou sobre a placenta pra mim! NINGUEM!

Eu acho que quando vc tiver tempo podia explicar esse procedimento! Pq eu, assim como você quero tentar parto normal!!!

Parabens lindas!

Ellen Raquel disse...

Pri, você é GUERREIRA!Nossa, te admiro muiiito mesmo!Parabénnnns flor, ela é LINDA!Beeeijo!

milaluz disse...

Nossa Pri... enquanto lia seu post,fui me emocionando... pra mim nao eh coincidencia as contracoes comecarem e estourar a bolsa prestes a fazer uma cesarea... foi a mao do Senhor ali, Ele sabia o que seria melhor pra vc e ouviu suas poderosas oracoes com certeza! Sei exatamente que dores sao essas... eh bem dificil mesmo e nao tem oq fazer pra aliviar, mas vc eh incrivel! Eu nao sei se teria a mesma forca de ir ate o fim sem anestesia! E que bebezona mais linda e Fofa!

Phoenix Luz-Costa disse...

Puxa Pri... meu coracao foi batendo forte so de ler tudo o que voce passou! Meus partos foram agua com acucar perto dos teus, e cassilda que contracao doi mesmo, voce foi muito corajosa e guerreira! E realmente o senhor ouviu as oracoes e fez acontecer td perfeitamente na hora certa, nao eh uma emocao quando bolsa estoura? hehe.. e que meninona, ja nasceu criada, Linda. linda demais.. Parabens, to muito orgulhosa e feliz por vcs, e viva o SuperCapisPapai!!!! Agora e so curtir...

VIVIAN COSTA disse...

VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA PRIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!

VC NÃO TEM IDEIAAAA DE COMO EU TAVA ANSIOSA POR ESSE PARTO!

Todo dia ficava pensando, ser a q vai nascer hoje? e nao tinha como nao pensar em quando era o Eric e como ficamos ansiosas juntas! NUNCA VOU ESQUECER!

A Bianca eh FINALMENTE uma pretinhaaaa!! muito fofaaa!!! (por enquanto neh? pq nessa família todo mundo clareia! kk)

AMO VC PRIIIIIIIIIII.. E ESTOU LOUCAAA PRA CONHECER A BIANCA PESSOALMENTE.

BJAOOOOO

Jacqueline Bento disse...

Parabéns Pri, fiquei super feliz em saber que você conseguiu o parto que queria! A Bianca é lindinha!
Parabéns mesmo!

Bjo

Priscilla Aquilini disse...

Pri !!!! Nossa, fui mais uma que chorou ao ler o seu post... E sinceramente, não parece que tu passou por td isso com esse rosto iluminado e calmo que tu esta na foto !!! Vc eh a maior guerreira que eu tive o prazer imensuravel de conhecer, admiro vc dmais !!!!
Um abraço do tamanho da mundo pra ti e tua familia, com mto amor da Familia Aquilini !!!