sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Comunicação do Eric - Ecolalia

Meu baixinho me surpreende a cada dia. Eu amo parar e ficar observando o Eric e tentar decifrar como funciona a mente dele, tentando imaginar o que se passa nela.

Já ouve um tempo em que meu maior desespero era que o Eric não me chamasse de mamãe nunca. Esse tempo passou. O Eric me chama de mamãe, mas não para me chamar mesmo, só para se exibir.

Comecei a reparar esses ultimos meses que o vocabulario do Eric é basicamente a ECOLALIA, ou seja por repetição. Por mais que não seja ideal, já é alguma coisa e muitas vezes muito engraçado.

O Eric basicamente só fala o que ele já ouviu, inclusive frases.

Por exemplo. Quando o Eric quer comida, ele SEMPRE pega na minha mão primeiro tentando me levar para a cozinha (autistas usam a mão do outro como ferramenta). Como eu não cedo, quando eu pergunto o que ele quer ele fala:

- Que papa?

Que é a pergunta que eu faço.

Ou quando ele faz cocô ele fala pra mim depois: - limpa bumbum

Outras coisinhas sao engraçadinhas de ver. Por exemplo quando eu pego o celular, ele já vem falar "galinha pintadinha", pq ele assistiu no cel algumas vezes.

Quando a Bibi chora ele fala: " - que que foi? que que foi? abô abô. ", me imitando exatamente

Um dia desses eu estava chorando de noite, ele veio onde eu tava, passou a mão em mim e falou:
" ponto, ponto, abô abô".. COISA MAIS LINDAAAAAAAAAAAAAAAA

Mas são todas frases pronta. Quando eu sei que ele quer algo e pergunto "o que vc quer", o Eric faz um esforço enorme, tá pra ver a coisa funcionando, ele faz um esforço pra tentar saber como ele vai me falar o que quer, mas nem sempre dá certo e eu tenho que ir ver com ele o que ele quer. Algumas coisas ele fala, como "tiburti" (iorgurte), banana, papá, copo (suco) e "mais".

Ele tbem é MUIIIIIITO exibido e ele sabe como a fala me deixa feliz. Por exemplo, quando eu saio para ir ao mercado e chego em casa, assim que ele me olha ele procura alguma cor na minha roupa para falar
"amaeioooo, vediiiiiii, azulllll"..ele adora se exibir assim.

Como ele só fala por frases repetidas, algumas eu observo ele usando nas brincadeiras dele. As mais engraçadas é ele dando "bronca" nele mesmo.

- eiqui, nãooooooo
- fexi pota
- a calça, a calça, a calça.
- vamo passiá? (sempre que eu troco a roupa dele ele vem com essa, tanto que a Bibi já fala "ssiiááá")
- não podi
- junta tudo
- que papá?
- ponto ponto, abo abo (essa ele usa principalmente qdo eu estou cortando a unha dele e ele quer que acabe)
- dá mão, dá mão.
- dá pa bibi
- tchau papai
- dá abaço

E assim ele vai repetindo. Sempre, semmmpre que eu dou uma ordem ele a repete: - pega o sapato.

As vezes ele fica repetindo como se estivesse treinando, mas elaborar uma coisa por ele mesmo é muito dificil. Eu não tenho como saber o que ele está sentindo ou querendo. Não adianta eu perguntar, ele não vai responder, vai demonstrar alguma reação, mas falar, elaborar respostas não.

Uma vez ele fez isso. Eu estava na mesa da cozinha com o note e ele começou a destampar as panelas, já eram umas 3 horas da tarde. Aí ele tentou pegar com uma colher e colocar no prato e eu só observando. Então ele chegou onde eu tava me olhou se esforçando muiiiiiiiiiito pra falar e disse com uma voz como se fosse de alguem possuido sabe? uma força pra falar enorme:
- QUERO PAPÁ. quero papá.

Nossa, levantei na hora e fiz o prato. Eu fiquei toda emocionada pq ele fez muito esforço para elaborar esse "quero". O normal sera ele faze-lo em forma de pergunta como "qué papá?"

E hoje eu estava esperando os elderes para o almoço e ele veio quase chorando da cozinha, me olhou e forçou falar. Eu perguntei: - o que vc quer? e ele forçou um  papá papá.

Tadinho. Que força é essa que impede uma criança de expressar o que quer né?

Mas a gente vai se entendendo e esse meu filho carinhoso me mata de orgulho a cada conquista.

5 comentários:

sissi disse...

acompanho seu blog! e estou aqui emocionada lendo dos progressos do Eric! eu imagino sua felicidade em ver ele falando frases se esforçando prá falar.... são bençãos diarias ouvir algo como esse seu relato!ele tentando te consolar foi muito lindo! um abraço sissi

Ellen Raquel disse...

O Eric é um fofooo mesmo :) Que amor ele te consolando!! E ele ainda está descobrindo o jeito dele se comunicar, mas aos pouquinhos vocês vão se entendendo e vai ficando mais fácil. Você é demais, Pri!

Camila Goedert disse...

Que bom acompanhar o progresso do Eric com vc Pri!! E ele com pais tão bons só tende a se expressar melhor e melhor!!!

Beijao!

VIVIAN COSTA disse...

ai que lindooo priii!!


ele ta evoluindo tanto neh?! daqui a pouco vao ficar um papagaio.. vc vai ver!

As minhas meninas fazem tudo por repetiçao tbm e depois usam nas brincadeiras.. eh muito engraçado neh?!!?!



BEIJAOOOO

Ingrid disse...

Que lindo, que lindo, que lindo!!! Eu sei que voce sabe disso, Pri, mas que espirito mais especial que voce tem pertinho de voce! Ele talvez seja a tua maior provação, porém também a maior benção!

Amo demais vocês!
Beijos!