segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Reflexões 2013

QUE ANO!

Estava eu aqui pensando no ano que acaba hoje.

QUE ANO!

Esse, para mim, foi um ano libertador. Nunca na minha vida consegui mudar tanto meus pensamentos, sentimentos e visão de mundo como esse ano.
Eu devo muito disso a Diana, aluna de psicologia que conduziu minha terapia com maestria. Diana me ajudou a me desconstruir todinha.
Essa imagem reflete bem o que me aconteceu:


Tão engraçado! Entrei na terapia "por causa do diagnóstico do Eric" e de "Eric" não tinha nada essa minha depressão e angústia. Esse ano eu descobri que eu não gosto de mim! Tão engraçado né? Quem diria.

 FOI LIBERTADOR!

O que eu não gosto são dos meuS defeitos. Detesto me ver fraca e falha. Minha nossa, que sensação HORRÍVEL se enxergar. Tanta coisa fica alí, escondidinha no nosso inconsciente só incomodando, incomodando, incomodando...até que explode. A minha explodiu ano passado em forma de depressão, mas deixou cacos por tudo, que, na terapia, eu aprendi a juntar, jogar fora o que não presta, arrumar o que tá errado...

LIBERTADOR!
 
OH, que difícil que foi assumir meus defeitos, meus orgulhos, meus julgamentos, minhas falsidades e a mentira que eu contava pra mim mesma. Como foi libertador finalmente ASSUMIR!

E aí vc deve estar pensando "Nossa! Que pecado que essa menina cometeu? Será que ela é psicopata?"

Não que eu saiba. Foram os pequenos defeitos, aqueles escondidos, aquela invejinha, aquele "me achando" escondidinho lá dentro que eu tive que assumir e botar pra fora pra me libertar.

A sensação que eu tive esse ano é que eu descobri "cascas" que me sujavam e eu fui retirando uma a uma. Que delícia me livrar delas.
Eu termino esse ano com duas certezas:

- SOU UMA PESSOA MUITO MELHOR. Com menos orgulho, com mais facilidade de enxergar que estou errada, analisando muito melhor o outro, ajudando mais o outro, conseguindo ficar quietinha no meu canto, não necessitando de reconhecimento alheio para sentir-se plena.

- SOU UMA PESSOA COM MUITOS DEFEITOS. Eu me irrito quando percebo meus erros, ainda cometo muita muita autodefesa (o Capis que sabe e sofre com essa mania de me justificar nas minhas falhas, sorry babe, te amo), tenho uma preguiça assumida e incontestável, tenho MUITO, M-U-I-T-A-S cascas ruins a retirar.

Desculpe se essa minha reflexão não faz sentido para quem lê. Estou muito feliz com todas as mudanças internas e queria escrever essa minha reflexão.

Em 2014 tenho um tema já. Faz tempo que eu não tenho um "tema" anual. Faço (fazia) isso desde 2001.
Para 2014 meu tema é: FOCAR EM MIM!

FOCAR EM MIM significa me preocupar só com minha vida e com o que pensa meu marido e filhos.
Não tô falando "dane-se o resto", DE JEITO NENHUM, estou falando que eu preciso focar minha energia e tempo em preocupar-se em fazer para mim coisas que ME realizem e que mantenham o Capis, Bibi e Eric felizes. Mais tempo, mais atividades em família, menos, muito menos internet e facebook, entre muitas outras coisas.

Se 2013 eu me desconstruí (ufa, sofri mas foi uma libertação), em 2014 eu quero construir muitas coisas boas para mim e para minha família.

FELIZ GENTE, UM FELIZ, FELIZ DE VERDADE, FELIZ DE FELICIDADE,

UM FELIZ 2014 A TODOS


3 comentários:

Thais Martins Fernandes disse...

Feliz ano novo Pri!!! Amei sua retrospectiva emocional! Viva a analise! Eu tenho profunda doh de quem nao consegue se analisar, reconhecer o que faz de bom e de ruim e partir pra frente... Vc ta com tudo! Foca em vc! Q vc vai ver q o resto vai dar certo!

Ingrid disse...

Adorei, Pri!
Feliz ano novo!

Etienne disse...

Pri que ano hein?!!!!
Progredir!!!! Que bom que tambem conseguir!
Lembra daquela frase que sempre ouviamos na nossa aborrecencia?!
No final tudo da certo?! rsrsrs
Sim amiga, da certo! Mas temos muito trabalho pela frente pra que de certo!
Que seu 2014 seja maravilhoso!!!
Beijus