terça-feira, 20 de maio de 2014

austismo x glúten

Bom, como eu já falei, iniciamos a dieta sem glúten e lactose para o Eriquito.

Bem resumido do resumido a explicação é a seguinte:

"O glúten é uma fração de proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, e a maioria dos produtos de aveia. A caseína é uma fração de proteína encontrada em todos os produtos lácteos. Para a maioria das crianças autistas, glúten e caseína agem em seus organismos como tóxicos. Eles passam para o intestino, não digeridos e chegam aos receptores no cérebro como opióides (caseomorfina, gluteomorfina) Essencialmente, muitas crianças autistas tem um comportamento como se estivessem “drogados” após o consumo de produtos contendo glúten e produtos lácteos,como se recebessem em doses minúsculas mas constante a morfina, por exemplo.
Embora os pais relatem uma ligação entre autismo e dieta durante décadas, somente agora se instala um crescente corpo de pesquisa que mostra que certos alimentos parecem estar afetar o desenvolvimento do cérebro de algumas crianças e causam comportamentos autistas.
Isso não é por causa das alergias, mas porque muitas destas crianças são incapazes de quebrar certas proteínas."

Então. Aqui os resultados foram os melhores possíveis.
Os médicos que defendem essa dieta, dizem que precisamos insistir na dieta por 3 meses pra ver resultados. Nós vimos uma GRANDE diferença em 1 semana.

O Eric estava muito irritadiço, muito agressivo, teimoso, impossível. Eu tinha praticamente perdido meu filho.

Agora ele "voltou ao normal". Está muito mais calmo, muito mais tranquilo e deu um salto na linguagem também. As vezes nos assustamos pq ele tem momentos de "normalidade" em que consegue construir um diálogo ou nos dizer exatamente o que deseja. Depois volta para suas características autistas, mas cada vez mais se comunica melhor.

CONTANDO DA MINHA EXPERIÊNCIA

Como o Eric é criança, acho que ele não tem os mesmos vícios que a gente. Foram pequenas as mudanças necessárias.

PÃO

Tenho pão de queijo congelado, tenho farinha de arroz, de milho, maizena e polvilho doce em casa, assim como receita de pão de queijo na ponta da mão. Não é qquer um que o Eric gosta, mas no geral ele recebe bem.

Fiz pão sem gluten, gostei, mas o Eric não e foi pro lixo pq ele endurece muito rápido.

BOLACHAS E SALGADINHOS

De bolacha tem as opções em Irati de biscoito de polvilho e sequilhos. O Eric aceita o sequilhos muito bem.



De salgadinho tem o Ruffles. Tem também os Slices, que sao mais baratos e geramente aqueles bem furrecas de 50 centavos não tem glúten...vai entender.

MACARRÃO

A marca URBANO tem macarrão sem glúten com farinha de arroz. Fácil encontrar em mercados em cidades maiores. Aqui não achei. 
Em lojas de produtos naturais tem os BIFUM, mas tem gosto de nada.

LEITE
Tem leite sem lactose, que não é de soja, no mercado, mais caro, mas gostoso. Achocolatado sem gluten somente o Muk.


CONCLUINDO

Os sacríficios são minúsculos perto dos benefícios. Tenho que ficar mais atenta somente com a escola. Fiz reunião com a merendeira do CMEI e eu mando bolacha, leite e etc. Quando acaba ela me avisa.
Vale a pena. Para nós funcionou.


6 comentários:

Ingrid disse...

Que Priscilinho que achei ele nessa foto.. Lindooo.
Que benção essa opção de cortar o glütem e lactose podendo resultar em um progresso valoroso.... E que benção que já estão vendo o tal.
Beijo.

Nancy disse...

algumas mães da minha escola fazem essa dieta e amam. a maioria, não. Que bom que deu certo com vcs. E como o Erik está lindo.

Nancy disse...

algumas mães da minha escola fazem essa dieta e amam. a maioria, não. Que bom que deu certo com vcs. E como o Erik está lindo.

Unknown disse...

Que mocinho que ele esta!!! E que bom que ajudou bastante!!!!

Thais Martins Fernandes disse...

que legal!!!
nao sabia de nada disso!
que emocao ver resultados tao rápidos...
mostra q vale a pena o esforco...
adorei o post!

blogger on icedaniel.se disse...

Kids and all their candy´s !