sexta-feira, 19 de maio de 2023

Terceiro Diagnóstico de Autismo

 Ontem foi a avaliação do baby Christian.

Ainda não chegou o papel oficial, mas ao que tudo indica, ele não está somente no espectro autista, mas em um grau severo. 



Isso é zero surpresa para nós, obviamente. Na verdade, era o esperado após dois diagnósticos seguidos. 

Não significa que não dói, obviamente, mas não é um grande drama na nossa vida. 


Como agora temos mais conhecimento, com seis meses já conseguíamos ver os sinais do Christian. Os sinais foram se intensificando com o tempo. 


Alguns sinais do baby:

- Não responde pelo nome. Nunca respondeu. Com seis meses o bebê já começa a responder quando chamado pelo nome. 

- Sem atenção compartilhada. Sabe quando você está brincando com um bebê e ele te olha e quer sua atenção, ou olha para onde você aponta? Então. Isso não acontece com o Christian

- Flapping. Com 1 aninho o bebê começou a fazer flapping (movimentos repetitivos). Isso é algo que o Eric e a Bibi nunca fizeram. Mas eu já sabia o que é.


- Não imita. O baby não tenta imitar bem sons, nem movimentos. 

- Não faz comunicação não verbal: não aponta. O baby não aponta para o que quer e não olha para o que apontamos, na maioria das vezes. 

- Ignora estranhos. Para o baby, as únicas pessoas que existem no mundo são eu e o pai dele. Ele ignora a existência dos irmãos. Não os procura para absolutamente nada.  Quando estranhos procuram a sua atenção, são lindamente ignorados, haha. 

- Seletividade alimentar: o baby não só é bem restrito no que ele quer comer (todo bebê é), como ele se recusa a tocar ou experimentar alimentos. 

Bom esse é um resumo. 


O diagnóstico mesmo eu só precisava confirmar para poder autorizar os atendimentos. 

E segue o baile. 


Eu sou completamente apaixonada por esse baby. Ele é a alegria da minha vida. A cor dos meus dias cinzas. Meu companheirinho. Eu sou obcecada por cada pedacinho dele. É um amor indescritível. 


E sim, é triste não conseguir prever o futuro, mas é certo que eu sou muito grata por ele ter me escolhido como mãe, por ter vindo na minha "maturidade" e trazer mais propósito para meus dias. 

E vamo que vamo.



2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Pri! Vi a foto dos 14 anos do Eric no seu insta e fiquei 😱 Gente, um rapaz já! Ai fui lá ver tuas postagens e vi teu blog na bio. Adorei!
Desejo uma infância plena, feliz, saudável e rodeada de muito amor pro seu baby ❤️ Tenho ctz q vc é uma mãe incrível pra ele e pros outros 2. E muito amor, entendimento e saúde pra vc ❤️ Amo ler suas postagens ❤️
Bjos
Cris Rocha

Anônimo disse...

Linda, que bom que voltou.