segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MEU quibe

Quibe cru é tradição de natal na familia Castro Deus (parte de mãe). Há alguns anos eu fico responsvel por fazer uma parte do quibe da festa. Tia Mirna faz outra parte.
Só que como é TRADIÇÃO a receita precisa ser meticuloamente seguida.
Carne de patinho bem limpinha e moída. Trigo pra kibe deixado de molho. A quantidade certa de carne, pra quantidade certa de quibe pra quantidade exata de cebola moida no liquidificador, folhas de hortela, sal e pimenta do reino regada muito azeite de oliva. E fica perfeito.

MAS HOJE EU VOU FALAR DO MEU QUIBE
Na minha casa, o kibe é meu e leva o que eu to afins.
Dessa vez eu fiz 1 kilo de carne moida qualquer (vale até de segunda ), pimentao vermelho, verde e amarelo, cebola e alho processados. Pimenta branca moida (pq nao tinha do reino) e sal.
umas 250 gr de trigo para kibe de molho e espremido depois.Esse quibe eu fiz para assar, mas nao resisti a comer um pouquinho cru com pao frances e azeite de oliva...MUITO MUITO BOM.
O resto eu modelei em tamanho de quibe grande e forma. Rendeu uns 20 quibes grandes ou mais. Ficou bem firme pq tinha pouco trigo, mas as vezes eu faço diferente.
Quando nao tenho tempo de esperar o trigo crescer na agua fria, eu fervo agua e jogo nele. O trigo incha e adere a agua(nao tem como espremer). Se vc fizer isso, o quibe fica molhadinho, mas nao fica firminho. Mas é muito bom tambem.
Na verdade foi a primeira vez que eu fiz com trigo crescido na agua fria. AMEI o resultado. Eu sou do tipo que se tiver só kibe numa festinha, coxinha, risoles, e outras coisa nao fazem falta.

SERÁ QUE MINHA FAMILIA APROVOU? Será que o Eric devorou um sozinho?

Kisses gulosos.



4 comentários:

Rael Silva disse...

Pri, adoro kibe assado! Minha mae sempre fez..e eu sempre tenho uma farinha de kibe aqui em casa!!

E o Eric, mais lindo que nunca!!

beijooo

Licia Lemos disse...

Esse Eric ta cada dia mais fofo!
adorei a receita do repolho, ja anotei :)
saudades Prii

Licia Lemos disse...

Esse Eric ta cada dia mais fofo!
adorei a receita do repolho, ja anotei :)
saudades Prii

Liza disse...

Nossa adoro kibe de qualquer geito. Linda copiei a receita do repolho e aqui em casa fez maior sucesso. Ahh nao sei q vc lembra sou a Liza mae do Nuno,Agora estou blogando em espanhol dei um tempo do blog portugues. Beijinhos.