quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Material Escolar



Começaram as propagandas e as reportagens sobre material escolar nas mídias.
O legal é que como professora, aquela sensação gostosa de início de ano, de material novo, de como será a classe, os colegas...tudo isso não acaba e a cada ano é aquele friozinho na barriga.
Estou achando super estranho o ano começar e eu não estar preparando nada, já que eu só volto a trabalhar dia 01 de maio, mas to morrendo de curiosidade pq esse ano teremos terceiro, quarto e quinto ano de manhã e eu ainda nao sei qual será minha classe. Provavelmente quarto ano (terceira série).

Bom, mas o post eu resolvi fazer para dar dicas de material sobre a visao de uma professora.

AVISO:

As dicas são para quem não está podendo, orçamento reduzido, muitos filhos e etc.

RECEBI COMENTÁRIOS SUPER OFENDIDOSSSSSSSSSS com o post, mas não é pra ofender ninguém, é para ajudar, porque existem pessoas no mundo (acreditem ou não) que não podem comprar tudo da lista e que ficam arrasados com isso.
Se não é o seu caso, só pegue a dica do lapis (pq eu acho que é o melhor) e do apontador ok?
Quanto stress nesse mundo!


----------------------------------

Existe sim muitos abusos nas listas de material escolar, tem coisas que eu não pediria messsssssmo. Eu trabalhei em escola pública e a lista que pedimos é a mais básica possível, e ainda assim eu cortaria algumas coisas.
O que você como mãe, como pai, precisa saber, é que a professora ou a escola não vão "marcar" seu filho se voce não mandar tooooooooooooooooda a lista e se seu filho for de escola pública mais ainda. Então vamos as dicas.

O QUE É ESSENCIAL :

Se você for escolher o que mandar, se voce não quiser ou não puder mandar tudo o que pediram mande.
- Cadernos. Para meus alunos eu sempre peço UM caderno GRANDE. Primeiro pq o municipio aqui usa um caderno só para todas as materias e eu acho OTIMO pq eu sou uma pessoa prática.
Mas se a sua lista pede 5, 6...aí precisa ver se a professora quer um para cada materia ou se já esta pedindo cadernos reserva.
A partir da terceira serie (quarto ano) eu gosto que eles usem caderno grande porque eu acho que fica mais organizado, então a partir dessa idade pode-se comprar um caderno grande 100 fls para lingua portuguesa por exemplo e o resto de pequenos.
Caderno brochura NUNCA. Não faça isso com seus filhos, nao entendo pq algumas escolas pedem isso, fica bagunçado, faz orelhas, é uó.
Se o orçamento está apertado converse com seus filhos e não levem eles para comprar material pq eles vao querer estampa de princesa e etc e é uma bobaaaaaaaagem que nossa. Uma boa dica é comprar os cadernos simples (claro que capa dura é melhor) e em casa vcs combinam de fazer as próprias capas.

- SULFITE. De todo o material e folhas de diversas cores e formas e tamanhos que as escolas pedem,a que precisa mesmo, a que vai usar pra valer em qualquer idade é o papel sulfite. Se pede 500 fls mas você tá com orçamento aperto, mande 100 fls ué, lembre-se que lista é sugestão e não obrigação.
Eu por exemplo acho uma bobagem meus alunos trazerem papel crepom e cartolina no primeiro dia, só pra amassar e dar trabalho, se eu quiser e precisar, eu peço depois. E.V.A a gente sempre usa, mas a gente as professoras, seu filho mesmo não vai usar. Nós usamos para fazer enfeites, lembrancinhas e coisa para eles.

- Lápis. Não adianta comprar um caderno das princesas e um lápis de escrever preto. Se eu fosse dar um conselho seria: invista em um bom lápis de escrever. O meu preferido é esse:



É meio emborrachado. Se a lista pede 5, é pq está prevendo que vai usar depois, mas é exagero sim. Aí voce compra 5, seu filho acaba emprestando pq tem muito e depois quando ele precisar lá vai você comprar outro, ou a professora recolhe para um estoque particular. Exagero. No máximo 2 ta mais do que bom. Lapiseira eu não gosto pq eles ficam "brincando" com elas, tirando e colocando grafite...prefiro o velho e bom lápis.

- Apontador. Apontador barato é perda de tempo e dinheiro tbem pq eles acabam sim perdendo ou quebrando. Prefira os que tem armazenagem, os de caixinha sabe? O meu preferido é o te potinho redondo da faber.

- Borracha. Prefira as grandes. As pequenas esfarelam, é um saco.

EM RESUMO

Se você não ficar contrangida, ou se você realmente está com o orçamento apertado, prefira comprar o essencial e o bom do essencial.

ESSENCIAL PARA ENSINO FUNDAMENTAL (Segundo ano adiante)
Lápis, lapis de cor, borracha, apontador, tesoura, cola, canetas azul e vermelha(a partir do quarto ano), régua.
Cadernos de linha e UM de desenho.
Folha sulfite.

Colocar nome na capa de todos os cadernos, mas não as matérias, pq a professora que vai decidir como vai usar cada um.

O resto NÃO É ESSENCIAL.

Para EDUCAÇÃO INFANTIL
lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, giz de cera, guache, massinha, sulfite e os cadernos que pedirem (mas geralmente usam menos do que pedem)

Acho bobagem: tubo de cola quente, cola colorida, lantejoula, material de limpeza entao é até ilegal pedir, color plus, crepom, cartolina...

quer um segredo: não mostre a lista para seu filho.

Qualquer dúvida podem perguntar. Boas compras e boa sorte.

ps: professora NÃO É TIA! Mesmo na educação infantil.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que esse poste é uma bobageem. Porque, se a escola pede é porque vai ser usado! De alguma forma mais vai, e esse negócio de comprar o material sem os filhos, acho uma tonguise, porque depois se os nossos filhos não gostam, os coleguinhas vão ficar zuando pq " Ai só você que não tem material de personagem, nossa como você é pobre!" eu posso dizer isso, por esperiencia própria, pq isso já aconteceu comigo! Então querida dona desse blog sai fora meeu, esclui isso tá um lixo. _|_

Anônimo disse...

Sua mulher filha da mãe eu compro o que os meus filhos querem pra eles, porque eu acho que eles merecem o melhor, ao contrário de você, que certamente foi pobre a vida inteira e nunca teve dinheiro pra comprar um material decente.

Capistrano disse...

À (ao) Ignorante que escreveu o anúncio anônimo acima para minha esposa:
- não leia o blog da minha esposa se não gosta dela.
- mesmo que minha esposa tenha usado tijolo quebrado no lugar de caneta e lápis e usado a calçada no lugar de caderno, te garanto que ela é infinitamente mais inteligente a você, que não sabe nem escrever "experiência" corretamente.
- compre material da melhor qualidade, tudo de ouro se tiver dinheiro, talvez isso venha a cobrir a sua falta de inteligência.

Pri Rebicki Prestes disse...

tá escrito "SE O SEU ORÇAMENTO ESTÁ APERTADO"
SE O SEU NÃO ESTÁ DIVIRTA-SE!

Mirna disse...

rs..rs..rs..rs ai Priscila só achando graça dessas pessoas que comentaram ai no seu blog..rs. Nem leve em consideração, vc é uma professora excepcional e foi uma ótima dica... beijos... te amo.

Unknown disse...

O engraçado dos comentários acima é que, claramente, esses dois(duas)precisam voltar para a escola porque o português está bem uga buga... E fora que, se os filhos dos outros tiram sarro por causa disso e daquilo é uma boa oportunidade de ensinar que nós temos que respeitar as pessoas pelo que elas são e não pelo que elas têm... Eu cresci indo para uma escola particular em Curitiba. Meus pais podiam ter comprado tudo que estava na moda mas não fizeram e sim, eu passei épocas em que meus "amigos" tiravam da minha cara mas isso nunca me prejudicou. Hoje eu olho pro passado e sou grata que os meus pais nunca compraram a modinha e assim eu nao virei um monstrinho que nem estes meus "amigos"... Estou vendo que a mentalidade mesquinha dos brasileiros por causa de estatus socioeconomicos começa dentro de casa, com pessoas como estes dois anônimos que além de serem covardes ofendem de maneira mesquinha as pessoas que expõem a sua opinião com intuito de ajudar outros..... Uma vergonha mesmo....

Ingrid disse...

Nossa, tem gente sem nocao nessa vida mesmo!
Pri, dicas otimas... vou mandar pra minha mae!
Beijos!

Caroline Villa Martignoni Rebicki disse...

Pri querida, vc sabe da nossa situação $, nossos filhos estudam vc sabe aonde, a lista da escola é quilométrica e sebe o quê... eu nunca os levei junto, faço pesquisa, peço desconto compro uma coisinha ou outra de marca (lápis da faber é meu fetiche!) e o resto do bom, bonito e barato. Remendo calça do uniforme com joelheira e faço lanche em casa para levar para o recreio. Resultado: eles adoram! Vibram com cada coisinha, me ajudam a encapar e colar as etiquetas, fazer os biscoitos e bolinhos e tenho o maior orgulho de estar ensinando para eles o que realmente importa. Nunca foram zoados por serem inteligentes, gentis, alegres, cordiais e frugais (anônimo: procure no Aurélio). Nunca se acharam inferiores por que não tinham a mala "do ano". Acho mesmo é que tem muita gente por aí criando filhos de modo a perpetuar traumas de infância e baixa auto-estima. Uma lástima.
P.S. além da falta de "esperiencia" e do pedido para "esclui" o post do nosso bloggeiro anônimo, essa é a diversão da internet! ;)
Bjs
Amamos vcs!

Cami Goedert disse...

HAHAHAHHA, Minha nossa, esse anônimo pediu pra excluir o comentário dele(a) né? só pode porque escrever ESCLUI e ESPERIENCIA dessa maneira em pleno 2012 só pode ser brincadeira!

Meus pais nunca compraram coisas caríssimas pra mim e não foi isso que impediu grandes amizades na escola!!

Que mentalidade das pessoas hoje em dia! Tenho dó!

Pri, teu blog sempre foi o máximo, as tuas dicas são sempre super práticas e eu amo!

Mila disse...

Oii Pri, acho que nunca comentei aqui. Mas sempre leio teu blog,na verdade a muitoo tempo. Adoro seus posts, Bjão!

Papai Babão disse...

MEU CANECO!!! hahaha só pode ser brincadeira!!! como uma pessoa pode ser tão "extúpida"??? se ela tem tanto dinheiro assim, e compra tudo do melhor para o filho não ser tachado de POBRE, manda ela pro CANADÁ estudar com a LUIZA!!!! hahahaha

Darlei disse...

A pista é:- "tonguice", coisa que só Iratiense e ponta-grossense sabem definir. O material dos filhos dessa figura passariam desapercebidos se não pudessem ser expostos neste blog, e certamente essa "esperiente" pessoa deve estar orgulhosa de sua posição social e financeira, agora anonimamente reveladas!!! KKKKK
Darlei

Darlei disse...

Desculpe!!! A palavra postada pelo(a) Anonimo é:- "tonguise" só pode ser um(a) "Tonga"(o) mesmo, pois não domina nem o linguajar pátrio. eh eh eh !

A Casca da Cigarra disse...

Hein? Alguém se ofendeu com dicas de economia? Cada uma...

mariana maribert baptista disse...

Olá!!
entrei no blog por acaso (estava procurando imagens de lápis de cor), e acabei lendo suas dicas sobre o material escolar e as achei mais do que excelentes... em primeiro lugar porque conscientizam pais e filhos sobre desperdício de material e porque não dizer de dinheiro, e em segundo lugar porque abre uma possibilidade pra quem tem muita coisa pra pagar agora no começo do ano saber comprar o material na medida em que ele se torna necessário, as vezes essa iniciativa fica meio nublada num momento cheio de compromissos financeiros.
meus Parabens!!! sucesso
abços aqui de São Paulo

Juliane Gabrielle Pimenta disse...

Pri!!
Amei seu post!! Era tudo que eu precisava!!!
Eu sempre comprei coisas "de sobra", afinal, se faltasse algo e eu não tivesse como sair com minha turma?!...mas agora cansei! Esse ano estou digamos 'reciclando' TODOS os materias, incluindo cadernos que tiveram tão pouco uso ano passado.
Obrigada!
Grande beijo!
Juliane