segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Socializando

Eu acho interessante simplesmente observar o Eric. É simplesmente fascinante.  As vezes frustante, mas na maioria das vezes é fascinante.

 Agora que eu estou em Curitiba e tenho mais oportunidades de observar o Eric com os primos eu vejo o quando ele se esforça quando está perto neles. Ele vem e vai. As vezes se isola (cada ver mais raro), outras vezes quer muito mandar na brincadeira (boss como a mãe) e fica empurrando um ou outro pelo braço, as vezes ele fica só correndo junto, e algumas vezes (e inevitavelmente acontece) é demais pra ele e ele surta um pouco.
 Quando o Eric surtava antigamente, era quase impossível ir a alguma atividade com outras pessoas, ele chorava, eu chorava, era um caos. Hoje ainda acontece, mas geralmente ele aguenta uma folia muito bem e por um bom tempo, mas uma hora ou outra ele cansa.
Esse ano ele amou ver e falar com o Papai Noel.
 O que eu chamo de "surto" é um momento em que o Eric vai pegar alguém pra Cristo e vai se magoar e querer gritar e bater. A criança pode não ter feito nada, mas a magoa que ele sente é de verdade, é um choro de dor real de cortar o coração. É triste porque na maioria das vezes é o Eric que está errado e algum primo vai sofrer a consequência e vai caber a mim pedir desculpa por ele, afasta-lo do meio da galera e esperar ele se acalmar. E isso demora um pouco e é bemmmmm frustante.


Desfile cívico com a creche e a professora de apoio.

O momento passa. As vezes ele dorme, porque fica exausto. Eu queria poder entender o que é que dói na mente deles. Por que é tão doloroso estar com os outros.

Ainda assim volto a dizer, são momentos mais raros...Enquanto eu digito o Eric está correndo no quintal chamando
- Venha Theo!!!
E está rindo e se divertindo.
A pouco ele estava brincando com a Olívia:
- Olha Olívia, a bola tá na fora, vamos pegar a bola, ah nãooooo vai molhar, venha Olívia, venha!

E por essas horas tudo está bem. Se tiver uma crise daqui a pouco, tudo bem, estou preparada.

Mas eu troco horas dessa alegria e de ver ele tão feliz com os primos por um surto ou outro.

E tenho certeza que ele troca também!

Um comentário:

Ingrid disse...

Que gostoso você poder vê-lo crescer e conviver mais com os primos agora, Pri.
Amo vocês.