terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Palitos no pote

Não sei se tudo que eu chamo de Montessori é Montessoriano legítimo mas como eu pego a maioria das ideais de sites de mães que seguem a Dona Maria, eu vou intitulando assim. A verdade é que a Maria Montessori é a rainha do material concreto, do desenvolvimento de habilidades de coordenação fina e etc. Por isso o "titulo" quando faço coisas assim ok?

Quando levei o Eric na APAE semana passada, tinha algo parecido com isso que ele gostou. Essa semana fui ao mercado e quando vi que 100 palitos de sorvete custam 60 centavinhos, tive que comprar. Para começar, só de espalhar tudo sobre a cama e juntar num pote vazio de maionese o Eric já se entreteu horrores. mas essa atividade ele realmente gostou. Tão simples, tão bom.

Peguei um pote de doce vazio, fiz cortes de lados variados, do tamanho dos palitos, na tampa.
Pronto.

Se até eu gostei dessa "terapia" imagine o Eric. Sério, nem sei quantas vezes ele tirou e colocou palitos. Ele gostou mesmo.
Depois de um tempo começamos a contar 1, 2, 3, 4, 5, 6. Ele imitou sons parecidos com os numeros. Só o "cinco" que saiu certinho, uma graça.

A Bianca hoje "rolou" pra valer. Quando é colocada sob um travesseiro ela costuma rolar, mas hoje foi no colchão. Só não conseguiu sair da posição de bruços ainda. Também tá com mania de ficar "sentadinha", fica um bom tempo assim, apoiada no sofá e se estiver chorando para na hora.
E para aqui vai uma foto da Bianca com a primeira roupinha que ela ganhou quando eu soube que esperava uma menina. Foi presente da tia Mirna. Só o casaquinho que ainda não conseguimos usar por causa do calor.
 Ela tem crescido tanto que o baldinho está ficando pequeno.

Antes de terminar o post, respondendo aos comentários sobre a caixa sensorial. Bom, no começo, com as primeiras caixas, ia muitos grãos para o chão. Mas na verdade é que o Eric achava divertido encher a mão e ver caindo no chão. Mas a pratica faz a perfeição e nas últimas 3 vezes que ele usou a caixa, nenhum grão foi para o chão. No máximo no tecido que fica embaixo. Mas a verdade é que até eu me surpreendi em ver que ele "aprendeu" a usar a caixa.

ps2: pense numa criança que já tirou e colocou as roupas no cesto de roupas pelo menos 10 vezes seguidas: Eric. Como diz o Capis: - organizAAAdo.

ps3: amanhã e depois tem mais APAE. Avaliações e mais avaliações para a equipe decidir como serão as terapias.

6 comentários:

Adriana Bukowski Rebicki disse...

hahaha que grandona que ela está!!!
e demais a idéia dos palitos. muito legal mesmo. vc é uma super-mãe... sempre fazendo atividades criativas.
eu preciso mandar aquele vestidinho lilás (q o jonas pegou na praia, achando que eu tinha esqcido) antes q não sirva mais.

beijos nestas fofuras de sobrinhos

Thais Martins Fernandes disse...

Que divertidissimo, vou fazer isso com certeza, gosto de coisas simples e legais! (se for complicado nem tento fazer!) E essa Montessori aih? tem livro dela? Eu queria tanto desenvolver melhor a coordenacao do Alvin, ateh hoje ele prefere comida na boca do que comer sozinho, pode?
bjs! a Bia ta linda!!

Ingrid disse...

Pri, a Bianca esta tão linda! Esse sorrizinho quadradinho... Perfeito!
Essas atividades são demais mesmo, e eu tenho que começar a colocar em prática.
O Eric todo concentradinho, que lindo!
Acho que a bebê esta muito na pontinha do trocadorrr, Priiiii. Heheeh
Amo você!

Ingrid disse...

Eu denovo:

Esqueci de comentar sobre como ela esta super esperta...
A Olivita só desvirou de estar de bruços uma vez mas nunca rolou de barriga pra cima pra bruços. Sendo que ela esta sentandinho, mas logo logo cai...

Pena não podermos tirar uma foto dessas pirocas juntas...

Ingrid disse...

* PITOCAS

Roberta Pavanelo disse...

Blog bom esse viu...