segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Empadão vencedor: recheio de frango, palmito e abóbora

Quando eu estava nos pais, eu vi um vidro de palmito dando sopa no armário e fiquei com vontade de empadão de palmito.
Minha vizinha, dona da padaria, me ensinou como fazer o refogado do palmito...mas claro que ainda não fica tão bom como o dela.

Eu queria uma massa que fosse bem, mas bem sequinha e não muito gordurosa e fui atras da receita do empadão vencedor do concurso do Mais Você.
A receita dela é super interessante pq é vegetariana, parece deliciosa. A receita na integra esta AQUI

Eu fiz só a massa dela, o recheio eu inventei.


Massa

  • 750 g de farinha de trigo
  • 375 g de margarina sem sal
  • sal a gosto
  • 120 ml de água mineral com gás gelada
Essas medidas são de matar neh? Eu fiz no mais puro "advinhometro" essas 375gr de margarina. Comprei um potinho de 250gr e acrescentei mais um pouco. Primeiro faz uma farofa com a farinha e a margarina, depois acrescenta a farinha. Aí deixa na geladeira enquanto faz o recheio. O bom dessa massa é que ela é bem leve. Empadão gorduroso não fica bom, não adianta. Pra esse empadão específico eu coloquei mais farinha e mais água por dois motivos: O Capis não gosta da massa do empadão (embora essa fique bem leve) e a minha forma é mto grande e tinha que "render".

Vamos ao recheio.
Minha vizinha ensinou assim: refoga cebola e depois tomate sem pele e sem semente.

 Coloca o palmito em pedaços e refoga mais um pouquinho. Engrossa com farinha. Esse é o dela e fica mesmo muito bom pra quem vai fazer o recheio só de palmito.
 Eu fiz outro.
 Aí foi acrescentar abobora menina ralada. Mas eu confesso eu coloquei pouca, nao ficou com o gosto adocicado que eu queria. Eu devia ter colocado bem mais.
 Acrescentei então o caldo que ficou do peito de frango que eu cozinhei. E o frango. Acertei os temperinhos e coloquei açucar (meia colher) pra corrigir a acidez do tomate e do palmito.
 O segredão que eu aprendi com a vencedora é colocar a massa na mesa um plástico em cima e aí abrir bastante com o rolo até ficar bemmmm fininho.

 Como minha massa não era a ideal ela não tá brilhosa e bonita como normalmente fica, mas vcs entenderam né?
 Agora o trançado (favor lembrar que eu NÃO sou profissional, grata)
 Deu pra entender como faz pela foto? Um sim, um não pra cima, coloca a faixa, abaixa aqueles que ficaram pra cima, levanta os que tinham ficado pra baixo, coloca outra fita e assim vai.
 Mais ou menos assim. Aí coloca gema de ovo por cima (eu não tinha ovo ;(
 Saiu do forno
 Servidos?

Se fizer me conta fazfavor.
bjo

5 comentários:

Ingrid disse...

Hahah, voce é uma piada, Pri. Mudou tudo. Mas parece que ficou delicioso! Vou tentar. Essa eu posso. (Fora todo aquele açúcar, heheh)
Beijo.

Midi disse...

Sim estou servida!Querooooo, amo empadão, torta, empadinha.Delíciaaaaa

Unknown disse...

hmmmmmmmmm que delicia!
Vou tentarr!!

Capistrano disse...

ficou bom de verdade

Ellen Raquel disse...

Nossa, que vontadeeee de comer esse empadão! Rachei com o "favor lembrar que não sou profissional. Grata", haha Figuraaa você! =)