domingo, 10 de novembro de 2013

Como cozinhar feijão: o meu

Tem tantas maneiras de se fazer feijão. A maneira que eu vou mostrar hoje não foi a que eu aprendi com minha mãe, nem com minha vó. Foi um jeito que eu achei que seria prático e que eu adotei pra mim.
Eu faço mais feijão preto, mas o marrom estava em promoção e é bom variar né?

Deixei de molho o feijão no segredo do Edu Guedes: ferve a água e coloca sobre o feijão por 15 min. Eu fiz o feijão a noite para deixar pronto pro outro dia.
Primeiro eu frito o bacon. Sabe aquele courinho do bacon? Ele só tem um motivo: ir para o feijão. Ai como eu gosto.

 Na panela óleo, bacon e o courinho. Deixa fritandinho (não muito).
 Amassa ou processa alho. Eu gosto de muito alho, então pra um kilo de feijão eu uso uma cabeça e meia mais ou menos.
 Coloca o alho pra fritar junto com o bacon. Deixa fritando até começar a dourar (o cheiro é inacreditável, adoro)
 Coloca uma colher rasa de sal mais ou menos. Eu não coloco mais pq vai bacon. Depois de cozido eu acerto para mais se precisar.
 Cubra de água. No meu caso eu sei que eu tenho que colocar até abaixo dessas bolinhas. Cada um tem a sua panela certo? É mais ou menos dois dedos de água acima do feijão. Aí tampa e coloca na pressão. A minha panela eu deixo 1 hora depois do chiado, pq eu gosto do feijão molinho. O mínimo é 45 min, mas depende da panela. Se eu quero abrir a tampa, eu coloco embaixo da pia com água na tampa até a tampa abrir. Se pode ou não pode não me importa. Eu faço assim e funciona bem.
Como eu to fazendo de um dia para o outro, eu só desligo o fogo e vou dormir. Deixo para abrir no outro dia.
 Quando eu abro a minha panela, o feijão tá sempre meio seco de água (e muito macio), Aí é acrescentar água e mexer com a colher de pau para amassar uns grãos e formar caldo. Uma folha de louro vai muito bem tbém. Para feijão marrom as vezes eu coloco cominho.
 Olha aí o courinho todo molinho e diliça. Só não pode colocar demais senão vira feijoada viu? Com arroz branco fresquinho..hummm, precisa mais nada.

Depois que esfria o feijão, eu coloco em potes e congelo. 
Na hora de descongelar eu cubro com um pouco de água e deixo 5 min no micro. Termino de descongelar na panela no fogão. A minha experiência é que ele fica como se fosse fresco de novo, mas já temperado e bem caldorento...kkkk mas se vc não consumir ele todo no dia que vc descongela, aí sim fica aguado e sem gosto nas próximas vezes, então melhor é colocar em potes menores que vc ache que a sua família vai consumir.

É isso. Espero que tenha ajudado quem por acaso jogar no google ou vocês amigos leitores virtuais e reais.

Beijão, cara de feijão.

5 comentários:

Ingrid disse...

Ainda estou surpresa com esse método. Vou tentar um dia desses.

Beijão feijão.

Audrey disse...

Ai, só vc pra me fazer ter vontade de cozinhar. A cozinha nunca foi grande amiga minha, mas por tua causa vou acabar fazendo as pazes com ela e tentar replicar essas delicias... obrigada!!

Phoenix Luz-Costa disse...

Tambem quero experimentar.. vou tentar fazer depois que tiver minha panela de pressão de volta! Origada pela receita, Pri!

Yara disse...

Fiz e ficou DELICIA! otima ideia, ja sai temperado pronto pra congelar. Isso é muito importante pra quem tem filho pequeno e não tem tempo pra nada :o)

Roberta Pavanelo disse...

puts! 22:53 e eu fiquei com vontade de comer feijão!!!!! heeeelp!!