quarta-feira, 11 de junho de 2014

Enchente aqui

Sábado estava em Curitiba por conta do chá de bebê do filho do meu irmão Rafael. Foi uma festa linda, com toda a familia, todos meus irmaos e sobrinhos, já que a familia da Su, que mora nos EUA, está aqui. 5 irmaos, 18 netos, uma alegria sem fim
Liguei para o Capis quando cheguei em casa pq estava pensando em pegar a estrada para passar o domingo em casa e ele disse que era para eu aproveitar minha familia e vir no domingo, pois esse ja era o plano.
Fui dormir tranquila. Meia-noite meu celular tocou:
- Irmã, preciso falar com o pres Capistrano, nossa casa alagou, podemos ficar na Igreja?
Liguei para o Capis. Nada. Celular, fixo, NADA.
Liguei para a Geni.
- Geni, dê o grito para o Capis acordar. Tem uma familia desabrigada da Igreja precisando falar com ele.
- Bem, na verdade Priscila. Ele está aqui.
O Capis em explicou algumas horas depois de falar comigo a água começou a entrar em casa. A Geni desceu e eles colocaram todos os móveis para cima, com água nos pés. Eles não conseguiram sair e começaram a orar. A água baixou um pouco e eles subiram na casa da Geni. Foi nesse momento que os muros do terreno ao lado caiu e a água invadiu de vez.

Enchente de 1967. Minha casa e do predio da esquina a direita atualmente.
 O Capis me pediu tranquilidade, ele estava tranquilo e sabia que o Senhor nos protegeria. Agradeceu por eu e as crianças não estarmos em Irati.
Corri para o computador ver as notícias e me deparei com essa foto, tirada por outra vizinha.


Essa é minha rua, essa é nossa garagem e ao lado, a parede amarela nossa escola de inglês. Moramos nos fundos. No porte pela lixeira, podemos ver o nível da água. A água invadiu meio metro da casa.


Essa é a rua lateral e a minha rua. Ao lado o terreno onde passa o rio, antes do muro desabar.


O outro lado da minha rua, antes do muro cair.

Enfim. Irati determinou estado de calamidade pública. 
As estradas foram interditadas e eu só pude voltar para para casa ontem terça-feira.
O Capis, vizinhos e amigos limparam a casa que foi tomada pelo barro em todas as salas da escola em todos os comodos da casa, quarto, cozinha, banheiro, quintal, lavanderia, tudo..tudo invadido pelo barro.

Eu nem posso imaginar o que eles passaram. Cheguei ontem e chorei ao ver as ruas cobertas de barro e moveis colocados no lixo.

Nós perdemos  apenas um armário, mas ele ja estava velho e a cama, que já estava muito ruim e já planejávamos trocar.
A casa cheira a molhado, a barro, a mofo. As portas não fecham pois estão inchadas de água, tem muita roupa para lavar e muita coisa para organizar, mas o pesado mesmo o Capis que vez e ainda bem, eu não aguentaria.

Com certeza, COM CERTEZA o Senhor olhou por nós e pequenas "ternas misericórdias" são nos mostradas aqui e alí:
- Eu e as crianças estavamos bem longe do caos. Com eles aqui em Irati seria impossível fazer qquer coisa.
- Eu levei minha máquina de costura para Curitiba. Se tivesse ficado aqui eu a teria perdido pois ela fica escondida embaixo de um banco e o Capis não saberia.
- Muitas e muitas pessoas perderam TUDO. TUDO. Nossos problemas são muito pequenos.
- O novo colchão é maravilhoso. kkkk
- Estamos todos bem e com saúde.
- Estou amando muito mais meu marido, se é que é possível. Orgulhosa dele e tudo que ele teve que fazer sozinho.

Acho um assunto muito triste para ser colocado em blog, mas no fim de tudo nosso sentimento é de gratidão. Escrever aqui é como encerrar esse ciclo que foi triste e iniciar um novo ciclo de renovação.

Beijos



Um comentário:

Guiga disse...

Ual! Que triste mesmo.... é sempre importante contar as bênçãos.....

Acho que é um sinal que vcs devem vir pra dar aula aqui.... hehehe.
Beijos.